quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Universidade Cidadã leva estudantes da Ufes para conhecer a Casa do Cidadão - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Universidade Cidadã
Estudantes da Ufes participaram do lançamento do projeto Universidade Cidadã
Universidade Cidadã
Alunos assistiram a uma palestra do jurista João Baptista Herkenhoff no auditório da Semcid
Uma oportunidade de conhecer de perto os serviços prestados pela Casa do Cidadão e ainda receber noções de Direitos Humanos. Foi por essa experiência que 50 alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) passaram nesta quinta-feira (15), quando foi lançado o projeto Universidade Cidadã, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.
O evento contou com uma programação especial, com palestra ministrada pelo autor da cartilha ABC da Cidadania, o magistrado aposentado, professor universitário, escritor e jurista João Baptista Herkenhoff. O universitário Bruno Reisen, 20, aprovou o projeto. "A palestra foi sensacional, pois, além de promover a interação dos estudantes de Nutrição com a área de ciências humanas, nos propôs uma reflexão muito interessante sobre cidadania. Além disso, fomos surpreendidos pela quantidade de serviços oferecidos na Casa do Cidadão. Foi uma manhã muito proveitosa", disse.
Para a estudante Maressa Gabriela Calixto, 19, o projeto ajuda na construção de cidadãos mais críticos. "Gostei muito das atividades do projeto. Me fez crescer bastante como cidadã e ajudou a promover uma série de reflexões que são pouco discutidas na sala de aula e, até mesmo, no nosso dia a dia".
A professora da Ufes Fabiana de Cassia Oliveira destacou a importância do projeto. "O principal papel do professor é contribuir para a formação de cidadãos. E trazer os nossos alunos para esses espaços é garantir que eles saiam daqui mais capacitados e disseminadores dos conhecimentos aprendidos. Sem dúvidas, vou trazer outras turmas para participar do projeto", disse.
O secretário da Semcid, Marcelo Nolasco, argumentou que o projeto oferece aos estudantes um novo olhar sobre o tema. "A intenção é esclarecer conceitos que não são debatidos no ambiente universitário. Desta maneira, é de fundamental importância trazer esses jovens para o debate, pois eles são formadores e multiplicadores de opinião", disse.

Projeto

O projeto Universidade Cidadã tem como objetivo contribuir para a formação de uma cultura de paz e promover o fortalecimento do exercício da cidadania na cidade de Vitória, por meio da educação em Direitos Humanos para alunos de instituições de ensino superior de quaisquer cursos das faculdades parceiras, preferencialmente aqueles que estejam cursando os quatro primeiros períodos.
Dentro da programação do projeto, os estudantes participam do "Circuito da Cidadania" e conhecem todos os serviços disponibilizados na Casa do Cidadão, assim como as políticas e ações desenvolvidas por cada gerência da secretaria no que tange à promoção dos direitos humanos.
Além disso, os universitários participam de oficinas com temáticas em introdução aos Direitos Humanos, diversidade sexual e prevenção da homofobia, relações étnico-raciais, gênero, mediação de conflitos e Direitos do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário