quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atleta paralímpico dá exemplo de superação na Copa Brasil de Tênis de Mesa - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Tênis de Mesa
Melhores mesa-tenistas do país iniciaram a briga pelo título da Copa Brasil na quadra do Tancredão
André Luiz Silva Sobral
Tênis de Mesa
Alexon Picollin é atleta paralímpico de alto rendimento há três anos e sonha em disputar uma Olimpíada
"O esporte me deu condições de olhar para as pessoas de igual para igual". É com esse pensamento que o atleta paralímpico Alexon Piccolin traça seus planos e seu futuro no esporte e na vida. O mesa-tenista do Rio Grande do Sul é um entre as dezenas de atletas paralímpicos que estão em Vitória para participar da Copa Brasil de Tênis de Mesa Sul-Sudeste III, que acontecerá até este domingo (25), no Tancredão.
Alexon é atleta paralímpico de alto rendimento há três anos e tem na bagagem títulos, boas atuações e muito mais que o sonho de integrar a seleção brasileira da modalidade e participar de uma Olimpíada. Ele quer passar a sua experiência para as pessoas com deficiência e ensiná-las a descobrir que nada é empecilho para o esporte. "Desde pequeno eu respiro esporte. Já pratiquei lutas, natação, canoagem e foi no tênis de mesa que descobri minha verdadeira paixão. Agora, além de competir como atleta, trabalho em projetos de incentivo ao esporte paralímpico", contou.
O sucesso com o projeto é tanto que ele conseguiu revelar um atleta que veio a Vitória com ele, o cadeirante Vagner Zen, que competirá na classe 4. "Sou jogador, sou professor, sou técnico e trabalho ainda como técnico de segurança do trabalho, mas pretendo agora fazer faculdade de Educação Física e me dedicar 100% ao esporte".
O atleta explicou que os cinco melhores no ranking nacional podem participar da seletiva para a seleção. No ano passado, ele ficou em sexto e, este ano, Alexon espera estar entre os primeiros e realizar o sonho de defender o Brasil.

Disputa

Com a presença de mais de 500 atletas de 21 estados, incluindo olímpicos e paralímpicos, grandes nomes da modalidade no país estão presentes, como Vitor Ishiy, Eric Jouti e Luan Oliveira, que atualmente atuam no São Caetano/Seest/ Xiom (SP). Leandro Rossini, na categoria juventude, é uma das promessas para deixar o título no Estado.
Rossini tem apenas 19 anos, é o 1º na categoria juventude no Estado e estreante em uma grande competição. "Meus adversários são muito fortes. Mas treinei pesado todos os dias e farei o meu melhor", disse Rossini, que nasceu em São Paulo, mas veio morar em Vitória há quatro anos e hoje defende as cores do Espírito Santo.
A competição será a última chance para que os atletas aumentem a pontuação no ranking nacional antes do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. O presidente da Federação Espírito Santense de Tênis de Mesa (Festeme), Marco Aurélio Mancini, lembrou que o Estado não sediava uma competição de grande porte dessa modalidade desde 2008.
O evento é de realização e organização da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Federação Espírito Santense de Tênis de Mesa (Festeme), contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).
André Luiz Silva Sobral
Tênis de Mesa
Competição é uma chance de os atletas aumentarem sua pontuação no ranking nacional
André Luiz Silva Sobral
Tênis de Mesa
Leandro Rossini é o líder do ranking na categoria juventude no Espírito Santo
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário