segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Trajetória de Hermógenes Lima Fonseca será lançada em livro nesta quinta-feira


Imagem Internet
Hermógenes Lima Fonseca
Obra contará a trajetória do estudioso de folclore e cultura popular Hermógenes da Fonseca
A trajetória de Hermógenes da Fonseca, um dos maiores estudiosos da cultura popular do Espírito Santo, será lançada em livro nesta quinta-feira (22), às 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo.
O livro, de autoria do jornalista Bartolomeu Boeno de Freitas, integra a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo (36º volume – Editora Protexto), coordenada por Antônio de Pádua Gurgel. A obra tem o incentivo da Lei Rubem Braga e a entrada é gratuita.
"Hermógenes Lima Fonseca é uma bússola para os que querem pesquisar a cultura capixaba", afirmou o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima.
Hermógenes nasceu no sítio das Perobas, em Conceição da Barra, em 1916. Desde criança, participou das atividades folclóricas da região, como reis de bois, ticumbi, alardo, jongo, pastorinhas, entre outros. Em Vitória, morou em orfanato e na Fonte Grande, tendo participação ativa na organização dos primeiros blocos de Carnaval e escolas de samba da capital.
Hermógenes formou-se em Contabilidade e foi professor universitário. Também formou-se em Direito, mas não exerceu a profissão. Organizou associações e sindicatos, integrou-se ao Partido Comunista, dirigiu o jornal deste partido em Vitória e, durante a ditadura militar, foi preso várias vezes, acusado de subversão. Elegeu-se vereador por Vitória com um número recorde de votos.
Mestre Armojo, como era chamado, deu reconhecida contribuição para a conscientização e o fortalecimento dos grupos folclóricos e para a construção da identidade cultural do Espírito Santo. Escreveu nove livros e diversos artigos para jornais e revistas de Vitória abordando sempre a temática do folclore capixaba. Foi membro da Comissão Espírito Santense de Folclore e da Academia Espírito Santense de Letras. Aos 79 anos, faleceu em Vila Velha.
Serviço
Lançamento do livro biográfico Hermógenes Lima Fonseca, da Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo (Editora Protexto).
Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo – Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá
Quando: nesta quinta-feira (22) às 19 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário