segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Seminário discute os impactos das mudanças climáticas nas cidades - VITÓRIA

Sandro Oliveira

Arvores caídas na Ilha do Boi e Ilha do Frade
Vendaval que atingiu a capital em maio e derrubou muitas árvores é um dos exemplos das mudanças climáticas na Terra
Com o objetivo de ajudar a sociedade a entender as constantes alterações de tempo e temperatura no planeta, será realizado nesta quinta-feira (8), das 14 às 19 horas, o 1º Seminário de Mudanças Climáticas e seus Impactos, no auditório I do Centro de Eventos de Carapina, durante a GranExpoES-2013.
O seminário está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O evento trará temas como "Contextualização das Mudanças Climáticas", com o doutor em Meteorologia Agrícola e assessor da Semmam Walter Batista Júnior, e "Minimização dos Desastres", com o tenente e diretor do Ministério da Integração Nacional Amim Braun.
A Defesa Civil Estadual vai apresentar dados sobre o seu trabalho, por intermédio do coronel e coordenador estadual do órgão, Carlos Marcelo D’Iesp Costa. O tema "As mudanças climáticas e o Incaper" será exposto pelo coordenador estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva.
Fechando o seminário, acontecerá a apresentação do Índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca (ISFS), com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Empam) Josemir Araújo Neves.

Impactos

Yuri Barichivich
Prefeito Luciano Rezende acompanha pela cidade os pontos de alagamento
Seminário vai ajudar a estudar formas de minimizar os impactos causados pelos eventos extremos, como as fortes chuvas
Para o coordenador do I Seminário de Mudanças Climáticas e seus Impactos, Walter Batista Júnior, assuntos como esses já estão se tornando comuns nas grandes cidades, que, de certa forma, contribuem para alguns desses eventos. "Esse tema começa a ser inserido no cotidiano da população e na preocupação e pesquisa dos formuladores de políticas públicas. Muitos especialistas estão estudando e pesquisando formas de minimizar os impactos causados pelos eventos extremos", disse.
Walter ressaltou que o relatório da Internal Displacement Monitoring Centre – IDMC (Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos), durante o ano de 2012, apontou que aproximadamente 32,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas e cidades devido aos desastres naturais, como enchentes, ondas de calor, nevascas, tempestades e terremotos (98% relacionados ao clima).
O evento, que é aberto ao público em geral, está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal e Ensino Superior (Ifes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As inscrições podem ser feitas pelo site www.granexpoes.com.br e haverá certificados para os participantes. Mais informações pelo telefone (27) 3382-6578.

Nenhum comentário:

Postar um comentário