segunda-feira, 5 de agosto de 2013

INOVAÇÕES MARCAM A “FESTA DO CAFÉ ARÁBICA DA COMUNIDADE DA BATEIA” - CASTELO






Cerca de 350 pessoas participaram da tradicional “Festa do Café Arábica da Comunidade da Bateia”, interior de Castelo, na manhã de sábado, dia três de agosto, no Galpão Comunitário da Comunidade. O evento que é uma realização da Prefeitura de Castelo, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e da Associação de Moradores da Comunidade da Bateia está em sua décima edição e já se tornou um evento de grande importância para a cafeicultura do Sul do Estado.

O dia começou com as inscrições dos participantes, que pela primeira vez, durante esses dez anos de Festa, puderam escolher entre quatro opções de “Mini -Cursos”. Os temas oferecidos foram: Obtenção de Cafés com Qualidade Superior, Diversificação Agrícola, Administração Rural e Saúde da Família. Em seguida foi servido um café da manhã para os participantes e feita a abertura oficial do evento.

O Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, falou sobre a importância da região.“ A Comunidade da Bateia é um exemplo em produção de café de alta qualidade. A repercussão do café daqui é tão grande que grupos de estrangeiros estão vindo conhecer a região e a forma como é cultivado esse café”, disse o Secretário.
O Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, parabenizou a Comunidade pela Festa e pelo café de alta qualidade que é produzido na região. “A Comunidade da Bateia está de Parabéns. Vocês estão sendo reconhecidos mundialmente graças ao trabalho e o empenho de toda a Comunidade que acompanha as inovações desse ramo”, comentou o Prefeito feliz com a grande proporção que a cafeicultura da região tomou.
Na ocasião, também foi feita a entrega dos Certificados do “Curso de Boas Práticas de Alimentos e Processamentos de Massas”, que aconteceu no mês de abril, na Comunidade da Bateia. O Curso foi realizado pelo Incaper, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e do Senar. Quinze mulheres da região receberam o certificado das mãos do Chefe do Escritório Local do Incaper de Castelo, Caio Louzada Martins, da Economista Doméstica do Incaper de Castelo, Cristiana Barbosa e do Prefeito de Castelo, Jair Ferraço.
Os “Mini – Cursos”, que tiveram duração de quase duas horas e contaram com demonstrações praticas nas lavouras, palestras de profissionais renomados e distribuição de material informativo sobre cafeicultura.
 Para o cafeicultor, Altair Fávero, este ano a Comunidade teve a sua melhor festa. “Gostei muito da novidade, os “Mini – Cursos”. O melhor foi que pude escolher o assunto que mais me interessava e aprendi muito sobre administração rural. Estou muito satisfeito”.

Um almoço, feito por voluntárias da Associação de Moradores da Bateia, fechou a Festa com chave de ouro, mas o evento também contou com barracas de artesanatos e de doces feitos a base de café, pula – pula gratuito para as crianças, apresentação musical da cantora Josy Lima e sorteio de uma roçadeira.

Estiveram presentes no evento cafeicultores de Castelo, de municípios vizinhos como Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante e autoridades locais e estaduais, entre elas: o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, o Vice - Prefeito, Eutemar Venturim, o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, os Vereadores Cesinha Casagrande, Mazinho Celin e José Cesar, os Deputados Estaduais Rodrigo Coelho e Glauber Coelho e o Presidente do Instituto de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (INCAPER), Evair Vieira de Melo.

.
.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário