terça-feira, 13 de agosto de 2013

Propostas aprovadas e delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura - VITÓRIA


Yuri Barichivich
AGOSTO 09_ CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA
Prefeito Luciano Rezende dialogou com artistas e agentes culturais propostas para a área cultural na capital
Mais de 100 artistas, agentes culturais e gestores públicos de cultura se reuniram no último final de semana para discutir e aprovar propostas na área cultural para os níveis municipal, estadual e federal. Elas foram apresentadas na III Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) na sexta-feira (9) e no sábado (10) e teve uma avaliação positiva entre os participantes.
A Conferência Municipal de Cultura foi instituída através do Ministério da Cultura (MinC) como uma das condicionantes para a inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), criado em dezembro de 2012. O SNC visa implementar os sistemas estaduais e municipais de Cultura em todo o país. Dentro deles, as conferências são as instâncias de consulta à sociedade civil.
Durante o encontro, o prefeito Luciano Rezende entregou o Plano Municipal de Cultura, já com o parecer da Procuradoria Geral do Município, ao secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, e ao presidente do Conselho Municipal de Cultura, Júlio Adres Huapaya. Na oportunidade, também foram eleitos delegados e suplentes para a Conferência Estadual de Cultura, já marcada para o dia 29 de setembro.
Mais de 40 propostas foram discutidas e aprovadas na conferência por quatro grupos de trabalho. Os temas foram os seguintes: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. Essas propostas estão sendo sistematizadas para divulgação.

Diversidade cultural

O prefeito Luciano Rezende reconheceu a importância das conferências municipais dentro da proposta de gestão compartilhada adotada na atual administração. "É uma gestão horizontal, com todas as vozes e expressões da cidade". Ele destacou o encontro no Mucane, "reafirmando o compromisso com a diversidade cultural", e a generosidade das pessoas reunidas para discutir cultura. O prefeito falou também das ações envolvendo a Secretaria Municipal de Cultura, como o Circuito de Praças e Parques, que, segundo frisou, "valoriza os artistas locais que vivem de sua arte".
O secretário Alexandre Lima disse que o momento é importante para Vitória avançar rumo ao Sistema Nacional de Cultura. "Vamos conferir o nosso estágio cultural e é importante que se reconheça que cultura não é só arte, é todo um pensar e agir. E, nesse sentido, vemos um futuro brilhante, abrindo-se portas para os nossos equipamentos públicos através da Conferência Municipal".
Já o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Julio Andres Huapaya, explicou que a Conferência Municipal é ideal para conferir o que está estabelecido e propor metas e ações. "Nesse encontro, houve muitas propostas e ideias que serão direcionadas à Conferência Estadual e desta para a Conferência Nacional, em novembro de 2013", explicou o presidente.

Participação e representação

Yuri Barichivich
AGOSTO 09_ CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA
Conferência lotou o auditório do Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Para o secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Orlando Lopes, a Conferência "é um dos mecanismos mais legítimos de participação e de representação da sociedade na implementação dos instrumentos de política pública". Na sua avaliação, a agenda da Conferência de Cultura é bastante atual e, para maior familiarização com os temas, necessita de um conjunto mais amplo de discussões.
O músico, professor e conselheiro de Cultura Fraga Ferri disse que a Conferência Municipal é uma oportunidade muito rica para se discutir propostas de políticas públicas para a área. "Temos uma caminhada grande nesse sentido e sempre avançamos quando colocamos essas propostas de forma organizada e oficial, contribuindo com as ações do executivo; um pressuposto da democracia participativa".

Delegados

Ao final da Conferência foram eleitos os seguintes delegados para a Conferência Estadual de Cultura: Alexandre Lima (titular), Cleima Lima Rabelo, Júlio Andres Amaro Huapaya, Kennedy fraga Ferreira e Francisco Xavier Pereira Neto. Suplentes: Luciana Fiorim Silva (titular); Orlando Lopes, José de Jesus, Edlanes Fogos de Deus e Alcebíades Milton Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário