terça-feira, 13 de agosto de 2013

Projeto Universidade Cidadã leva noções de Direitos Humanos e Cidadania a alunos - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Escultura sobre mesa
Universitários receberão noções de Direitos Humanos, diversidade sexual e racial e mediação de conflitos no projeto Universidade Cidadã
O auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, será palco nesta quinta-feira (15) do lançamento do projeto Universidade Cidadã, às 9 horas. A ação vai marcar as comemorações do Dia Municipal dos Direitos Humanos, celebrado nesta última segunda-feira (12), e contará com uma programação diferenciada, como o lançamento oficial da cartilha "ABC da Cidadania", de autoria do magistrado aposentado, professor universitário, escritor e jurista João Baptista Herkenhoff.
O projeto tem como objetivo contribuir para a formação de uma cultura de paz e promover o fortalecimento do exercício da cidadania na cidade de Vitória, por meio da educação em Direitos Humanos para alunos de instituições de ensino superior do município. Os primeiros estudantes a participar do projeto são alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Segundo o gerente de Direitos Humanos, Placidinho Gomes de Oliveira, inicialmente, os alunos do projeto irão fazer o "Circuito da Cidadania" na Casa do Cidadão, em Itararé. "Além de conhecer todos os serviços disponibilizados na Casa do Cidadão, os estudantes irão conhecer melhor as políticas e ações desenvolvidas por cada gerência da secretaria no que tange à promoção dos direitos humanos".
O secretário da Semcid, Marcelo Nolasco, destacou que o projeto oferece aos estudantes um novo olhar sobre o tema. "A intenção é esclarecer conceitos que não são debatidos no ambiente universitário. Desta maneira, é de fundamental importância trazer esses jovens para o debate, pois eles são formadores e multiplicadores de opinião, disse.
Para isso, as oficinas terão temáticas em introdução aos Direitos Humanos, diversidade sexual e prevenção da homofobia, relações étnico-raciais, gênero, mediação de conflitos, entre outras. O projeto será realizado semanalmente, envolvendo estudantes de quaisquer cursos das faculdades parceiras, preferencialmente aqueles que estejam cursando os quatro primeiros períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário