quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto leva aluno a ter alimentação saudável - VILA VELHA

Texto: Kaio Leonardo / Foto: Kaio Leonardo

Alimentação Saudável - Imagem: SEMCOM
Refrigerantes, doces, bolos e chips: esses são exemplos de uma alimentação nada saudável que tem sido debatido por 120 alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Antonia Malbar, em Ilha das Flores. A proposta do debate é procurar difundir um estilo de vida que inclua mais alimentos ricos em nutrientes.
Como parte do processo de aprendizagem, os alunos irão visitar nesta quarta (14) e quinta (15), às 13h30, a Fazenda Rico Caipira, na Barra do Jucu. Cenário do Agroturismo de Vila Velha, as crianças da escola poderão conviver com novos ambientes e também reforçarem os temas trabalhados em sala de aula a partir das atividades que são oferecidas no local.
Projeto - Por meio de atividades educativas, o trabalho, que começou há cerca de um mês, acontece com alunos na faixa etária dos sete aos nove anos. O trabalho propôs a confecção de um diário no qual as crianças escreveram sobre o que comeram durante o dia. A partir então o setor pedagógico da instituição pôde identificar que esses hábitos eram muito presentes no cotidiano dos alunos e desenvolveu atividades para motivar práticas alimentares mais adequadas.
De acordo com a pedagoga da Umef Antonia Malbar, Maria Glaucia Marcarini, esse diagnóstico começou com a merenda que os alunos traziam de casa e pretende atingir os hábitos da família. “A nossa proposta surgiu porque tínhamos vários alunos que traziam refrigerantes, balas e chips para a escola. Nós sabemos que não é proibido, mas para a idade deles há a necessidade de um controle sobre a ingestão desse tipo de alimento e o reflexo disso é que há um questionamento para a família sobre o consumo desses alimentos”, declarou.
E o resultado tem surtido efeito na vida da aluna Kaylane Alves, de oito anos, que disse estar passando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para toda a família, além de fazer um alerta sobre as consequências de comer alimentos sem valor nutritivo. “Minha mãe exagera muito com doce e refrigerante, aí a tia Gláucia mostrou isso para a gente e eu mostrei para a minha família, porque se a gente comer muita coisa que não faz bem para a saúde a gente pode ficar doente, com diabetes e ninguém quer isso”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário