segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Projeto de saúde bucal atende 13 mil alunos da rede - VILA VELHA


Texto: Kaio Leonardo / Foto: Kaio Leonardo

Educação Bucal - Imagem: SEMCOM
Cerca de 13 mil alunos da rede municipal de ensino de Vila Velha estão recebendo kits de higiene bucal em uma ação de conscientização para hábitos saudáveis. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde de Vila Velha, por intermédio do Programa Saúde na Escola (PSE) e do projeto Sorriso na Escola.

Os dentistas responsáveis por esse trabalho nas escolas estão entregando os kits com creme dental, escova e fio dental, além de realizar um trabalho de revelação de placa bacteriana, escovação orientada e uma aplicação de flúor. Todas as Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umei) e três escolas de ensino fundamental (Dr. Tuffy Nader, Deolindo Perim e Profª. Darcy Ribeiro) receberão o programa dentro do mês de agosto.

De acordo com a responsável pelo PSE, Drª Laura Coutinho, a ação é um trabalho de conscientização e estímulo aos hábitos saudáveis. “Essa atuação visa a contribuir para que a criança possa ser conscientizada não só pelo aspecto da saúde bucal, mas também dos hábitos saudáveis e que esses hábitos possam ser retransmitidos para os seus familiares”, explicou.

Tratamento - Num segundo momento, as crianças que apresentarem algum tipo de cárie poderão fazer um tratamento no próprio ambiente escolar, por meio da Técnica de Restauração Atraumática (ART), como conta a Drª Márcia Reis, coordenadora do Programa Saúde Bucal no município de Vila Velha. “Nas crianças que forem identificadas cáries, os pais, através de um termo de autorização que está sendo enviado para as famílias, poderão contar com um serviço prioritário de atendimento na escola e também na Unidade de Saúde do seu bairro”, afirmou.

Outras Umef’s também irão participar da ação. Até o mês de setembro será traçado um cronograma de ações nestas unidades que deverá receber a visitação dos dentistas da Secretaria de Saúde até o fim deste ano. O resultado desse trabalho culminará em um diagnóstico da saúde bucal dos alunos de Vila Velha e servirá de base para novas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário