quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Prefeitura expõe obras de arte feitas por alunos inspiradas em Portinari - VITÓRIA


Quem comparecer à sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, vai poder conferir 16 telas em tinta guache inspiradas no renomado artista Cândido Portinari, produzidas pelo alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares De Souza Lima, que fica no bairro Romão. O nome da exposição é "Portinari na Escola", que traz releituras de obras como "As Meninas", "O Mulato" e "Capoeira" e acontece até a próxima quarta-feira (21).
As professoras Ana Cláudia Nascimento Viana Barreto, Jucinei Avance Rocha, Cláudia Rocha Braga e Samanta Palauro envolveram 48 alunos em um trabalho interdisciplinar de Artes e Português, que gerou uma resposta muito positiva, uma vez que os adolescentes passaram a ter mais atenção, entusiasmo e interesse na sala de aula e, ainda, tornaram-se mais envolvidos com as atividades pedagógicas da escola.
Leane Barros
Banner da exposição e quadro em cavale
Exposição "Portinari na Escola" traz releituras de obras do renomado artista Cândido Portinari
Leane Barros
Pintura de dois meninos plantando babaneira com animal no meio
Telas foram produzidas pelos alunos da Emef Jacinta Soares com tinta guache
"A arte não tem limites ou fronteiras, pode ser um fator integrador e, principalmente, pode ter um alcance social muito significativo. As pessoas têm interesse sim, basta criar oportunidade, e a exposição 'Portinari na Escola' pode ser este espaço das artes, da cultura e do exercício da cidadania", explicou a professora Ana Cláudia.
A escolha por retratar as obras de Cândido Portinari deu-se por ser considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Portinari pintou quase 5.000 obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como "O Lavrador de Café", até gigantescos murais, como os painéis "Guerra e Paz", presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário