segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Palestras e roda de conversa nas unidades de saúde no Dia de Combate ao Fumo - VITÓRIA


Samira Gasparini
Tabagismo
Fumo é, atualmente, uma das principais causas de morte evitável no planeta
Para sensibilizar e mobilizar a população da capital quanto aos danos causados pelo tabaco, as unidades de saúdede Vitória estão preparando uma programação diversificada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira (29). Haverá palestras, exibição de filmes, roda de conversa, distribuição de material educativo, dinâmica de grupo, entre outras ações.
A Unidade de Saúde Vitória, que fica no Parque Moscoso, realizará nesta sexta-feira (29), das 8 às 11 horas, ações de saúde bucal, orientações sobre tabagismo, fumo passivo, avaliação com aparelho de monoxímetro e teste de dependência. Também nesta sexta-feira (29), a Unidade de Saúde Jabour vai implementar o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt), às 14 horas, no auditório da unidade.
Todos os fumantes de Vitória que querem se livrar do vício podem procurar a unidade de saúde do seu território durante todo o ano, pois ela está preparada para acolher o usuário e encaminhá-lo para o tratamento, que consiste em atendimento individual, com utilização ou não de medicamento (conforme a necessidade de cada caso) e também em participação em terapias de grupo.
Elizabeth Nader
Mão em primeiro plano segura maço de cigarros com outros maços expostos ao fundo
Danos causados pelo tabaco serão abordados durante ações nas unidades de saúde Ampliar
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é, atualmente, uma das principais causas de morte evitável no planeta. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).
De acordo com o Inca, o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular.
Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual (no homem). Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado pela lei federal nº 7.488.

Nenhum comentário:

Postar um comentário