segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PAC realiza encontros nas escolas da Serra


Na Emef Maria Istela Modenesi tem atividades nesta 3ª
Simone Delevedove
Marcos Ribeiro/PMSO Programa Adolescente Cidadão foi relançado em julho no Parque da Cidade, com diversas atividades

A Secretaria de Ação Social da Serra (Semas), por meio do Programa Adolescente Cidadão (PAC), está promovendo Encontros Motivacionais nas escolas do município que são atendidas pelo programa.
Os encontros de iniciação profissional e oficinas culturais têm por objetivo incentivar a participação dos adolescentes e apresentar as propostas dos cursos.
Nesta terça-feira (20), a escola Maria Istela Modenesi, em Jacaraípe, vai ser a contemplada.
O evento vai começar às 9 horas para o turno matutino e às 13 horas para o vespertino.
Na próxima quinta-feira (22), a escola que vai receber a equipe do PAC vai ser a João Paulo II, em Jardim Carapina, também nos mesmos horários.
Nas escolas em que o PAC já realizou os encontros estão sendo ministrados os cursos de Estética, Teatro, Dança e Informática. Os cursos oferecidos são escolhidos pelos alunos através de diagnóstico feitos através de formulário preenchidos na unidade de ensino.
Os adolescentes atendidos no programa são de 15 escolas localizadas em 12 bairros marcados pela vulnerabilidade social. Eles terão a oportunidade de ampliar e qualificar sua formação na dimensão social, cultural e cidadã e receberão orientações sobre suas escolhas profissionais, preparação para uma futura inserção no mercado de trabalho e até encaminhamento para estágio.
Os jovens devem ser moradores do município da Serra e estarem devidamente matriculados nas escolas. Serão realizadas oficinas nas unidades de saúde dos bairros e nas escolas municipais, com o objetivo de informar e instruir os adolescentes, por meio de atividades lúdicas e atrativas.
O PAC foi instituído no município em 2006, em decorrência da realidade preocupante da adolescência serrana, sobretudo das classes populares, em relação à gravidez nessa faixa etária. Aliado a isso, os alarmantes dados sobre uso de drogas e violência em relação ao adolescente motivou a retomada do PAC, dando continuidade ao processo de qualificação da vida da adolescência serrana, por meio de uma serie de ações articuladas entre os diversos setores da municipalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário