terça-feira, 13 de agosto de 2013

Novos conselheiros de escola da rede municipal tomam posse nesta quarta-feira - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Aluno votando em cabine eleitoral
Alunos foram às urnas para escolher os representantes do Conselho de Escola
Mulher votando em cabine eleitoral
Todas as unidades da rede municipal de educação participaram do processo eleitoral
Cerca de 1.000 conselheiros de escola eleitos e reeleitos em todas as unidades de ensino da capital para o triênio 2013-2016 vão tomar posse nesta quarta-feira (14), a partir das 18 horas, no Centro de Convenções de Vitória.
Os conselheiros têm papel fundamental na gestão compartilhada das escolas. Eles opinam, decidem e acompanham as questões do cotidiano da escola, como aprendizagem e gestão de verba pública, por exemplo. Aos que compõem o Conselho de Escola, cabe organizar as prioridades de assuntos sugeridos pela comunidade escolar.
"É importante ressaltar que a função de conselheiro é voluntária e sem remuneração. Os participantes, porém, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática", explicou a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.
Moradores de Vitória envolvidos com a educação infantil e fundamental do município puderam experimentar uma gestão democrática de verdade no dia 2 de julho ao comparecer às 99 unidades escolares participantes para registrar o voto na eleição dos Conselhos de Escola. Cerca de 30 mil pessoas participaram do processo eleitoral em Vitória.
"O Conselho de Escola é um instrumento importante para que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade. E a presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isso só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Logo após a posse, nos dias 15 e 16, os conselhos de cada unidade de ensino se reunirão em assembleia geral para eleger e dar posse à sua diretoria para o triênio 2013-2016. Nesta mesma assembleia também será eleito e empossado o conselho fiscal, que é composto por três titulares e três suplentes de todos pais de estudantes.
A solenidade oficial de posse contará com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vereadores, secretários municipais, Conselho Popular de Vitória (CPV) e Conselho Municipal de Educação (Comev), entre outros.

Composição

O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. De acordo com o regimento comum, o número de conselheiros depende da quantidade de alunos de cada estabelecimento. Assim, o tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total.
"Cada segmento elegeu seu representante. Aluno votou em aluno, professor, em professor, pais, em pais e comunidade, em comunidade", esclareceu o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário