terça-feira, 13 de agosto de 2013

Moradores da Praia do Canto dialogam com a Prefeitura projetos para a região - VITÓRIA


Yuri Barichivich
AGOSTO 12_ GABINETE ITINERANTE
Prefeito Luciano Rezende, secretários, promotor Marcelo Lemos e secretário de Estado Fábio Damasceno participaram do Gabinete Itinerante
Yuri Barichivich
AGOSTO 12_ GABINETE ITINERANTE
Moradores e comerciantes lotaram a Escola Irmã Maria Horta durante a reunião com os representantes da Prefeitura, do Governo e do Ministério Público
Moradores, comerciantes e lideranças da Praia do Canto tiveram a oportunidade de dialogar com o prefeito Luciano Rezende e o secretariado e ainda fazer questionamentos e sugestões sobre segurança, alterações no trânsito do bairro e mudanças na Praça do Cauê durante o Gabinete Itinerante, realizado na noite desta segunda-feira (12), na Escola Estadual Irmã Maria Horta.
Integrantes do movimento #vemprarua também participaram da reunião, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas e durou quase três horas, e foram ouvidos pelo prefeito e pelo público presente. "Nosso objetivo é envolver a população nas decisões da Prefeitura e conhecer a opinião dos moradores sobre as ações que afetam a vida da cidade", disse o prefeito. O promotor do Ministério Público Marcelo Lemos e todos os secretários municipais integraram a mesa de debate.
A segurança no bairro foi o tema de abertura da reunião. O prefeito informou que vai ampliar para 26 o número de câmeras de videomonitoramento na região. Hoje, são sete. "Além dos 150 agentes que já estão em formação, vamos chamar mais candidatos classificados no concurso a partir de outubro, incluindo 75 para atuarem no trânsito", anunciou.
O prefeito também falou dos resultados do trabalho de abordagem à população de rua. "Pessoas foram reintegradas a suas famílias, outras estão morando em casas por meio do aluguel social, algumas pessoas foram acolhidas nos abrigos municipais e muitas retornaram para seus municípios de origem. Com esse trabalho, conhecemos cada uma dessas pessoas. Eram 300 no início do ano. Elas não são só números para nós. Cada uma tem o encaminhamento e a assistência necessária de acordo com sua história e situação", explicou.
O prefeito Luciano Rezende explicou a necessidade da implantação do estacionamento rotativo na Praia do Canto, com 1.849 vagas. Ele apontou a forma de cobrança por meio de parquímetro e a forma de pagamento: cartão de crédito, smartphone e dinheiro. "O rotativo vai contribuir com a segurança no bairro, pois, junto com o parquímetro, a empresa que vencer a licitação terá de implantar câmeras de videomonitoramento", disse.
Para dar mais fluidez ao trânsito na Praia do Canto e possibilitar a implantação de ciclofaixas, a Prefeitura vai propor aos moradores a adoção do sistema binário no bairro. "O binário evita o choque frontal entre veículos, aumenta a segurança na travessia dos pedestres e auxilia no desempenho dos ônibus", disse. Uma nova reunião específica para discutir o sistema binário ficou marcada para a próxima segunda-feira (19), às 18h30, no mesmo local.
Yuri Barichivich
AGOSTO 12_ GABINETE ITINERANTE
Moradores tiveram a oportunidade de fazer propostas e questionamentos durante a reunião
Yuri Barichivich
AGOSTO 12_ GABINETE ITINERANTE
Diálogo entre representantes da Prefeitura e moradores da Praia do Canto durou quase três horas

Praça do Cauê

Integrando o projeto de mobilidade metropolitana do Governo do Estado, a Praça Cristóvão Jacques, conhecida como Praça do Cauê, será dividida ao meio para abertura de uma reta ligando a avenida Nossa Senhora da Penha à praça do pedágio da Terceira Ponte. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, estava à mesa, ao lado do prefeito.
Apesar da divisão, a praça vai ganhar mais espaço (cerca de 1 mil metros quadrados), novo paisagismo com mais árvores, terá dois playgrounds, ciclovia e paraciclos, calçada cidadã e moderno sistema de iluminação. O espaço a mais será obtido com o fechamento de ruas no entorno, que serão integradas ao novo paisagismo. No lugar dos muros, a praça será fechada com grades, como outros espaços públicos da cidade.
O prefeito explicou a necessidade de investir no transporte público de massa para resolver o problema da mobilidade em Vitória. "Somente com transporte público confortável, pontual e eficiente conseguiremos reduzir o número de carros na rua. Por isso, precisamos dar passagem ao BRT", disse.
A pedido dos moradores da Praia de Santa Helena, o prefeito agendou para o próximo dia 21 uma nova reunião específica para esse assunto. A conversa deverá ser realizada na escola ao lado da praça. Entre os moradores, estava o engenheiro Júnior Alvarenga, que questionou transformar a praça em avenida. "É incoerente. Nos domingos, a Prefeitura transforma algumas ruas da Capital em praças", disse. O prefeito explicou que não vai fechar a praça, mas ampliá-la, e que a avenida que será criada vai contribuir para a mobilidade urbana e o transporte de massa.
Para a moradora da Praia do Canto Marília Belotti, a sugestão apresentada pela Prefeitura de fazer uma baia no local é interessante. "Há necessidade urgente de mudar o trânsito lá. Está difícil encontrar vaga de estacionamento para quem mora e trabalha perto da Praça do Cauê. Muitos estão com o carro só na garagem, pois, quando saem, na volta não encontram mais vaga", explicou.
Fernanda Neves Gomes
Fila de carros estacionados
Projeto prevê a implantação do estacionamento rotativo nas ruas da Praia do Canto
Imagem divulgação
Praça do Cauê
Perspectiva mostra como ficará a futura Praça do Cauê, que ganhará mais verde e espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário