terça-feira, 6 de agosto de 2013

MORRE O CASTELENSE OMAR MACHADO





Faleceu na manhã desta terça-feira, seis de agosto, o castelense Omar de Albuquerque Machado. Aos 77 anos, Dr. Omar foi vítima de um infarto fulminante, por volta das dez horas da manhã, na própria residência, no Bairro Jardim da Penha em Vitória. O velório está acontecendo no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Laranjeiras, na Serra. O sepultamento está marcado para nove horas da manhã desta quarta-feira, dia sete de agosto, no mesmo local do velório.

.
.

De acordo com informações da família, há quase vinte anos Omar Machado sofria de diabetes e era hipertenso. Há cerca de oito anos adquiriu doença renal crônica e fazia hemodiálise três vezes na semana. “Era pra ele um tratamento sofrido e doloroso que o deixou bem debilitado ultimamente”, disse o filho que tem o mesmo nome do pai, Omar de Albuquerque Machado Filho.

Dr. Omar de Albuquerque Machado é de família tradicional castelense. Filho do saudoso Lídio Machado e Adília Nascimento Machado. Era casado com Iracema Soares Machado e deixa três filhos: Omar Filho, Eduardo e Valéria, além de dois netos: Érica e Lucas. Advogado e professor, nos anos 80 foi Servidor Público Municipal da Prefeitura de Castelo, onde realizava locuções nos eventos promovidos pelo município. Também ocupou o cargo de Diretor de Departamento de Educação, Saúde e Assistência Social.

Incentivador do esporte, em 1970 ajudou a criar os “Jogos Olímpicos Mário Filho”. Também foi membro da diretoria e técnico do time de futebol do Comercial Sport Clube. Orador eloquente, com sua franqueza e sabedoria fazia ecoar suas brilhantes palavras até os dias atuais. Sempre participou ativamente da vida cultural de castelo, tendo sido membro fundador do Movimento Negro Castelense há 24 anos.

Em 1996 Dr. Omar ganhou da Câmara Municipal o Título de “Castelense do Ano”. Em 2001 recebeu o “Diploma de Mérito da Consciência Negra”, numa Sessão Solene Realizada na Câmara onde usou a tribuna para agradecer, por 40 minutos, com sábias e engraçadas palavras: “Nobres convidados, me tolerem um pouco hoje, eu estou muito feliz”, e continuou: “Amo Castelo, tenho orgulho em ser daqui e mesmo estando morando longe, defendo essa terra ferozmente. Para mim é uma cidadania que flui. Receber este título por ter ajudado a fundar o Movimento Negro é uma recompensa muito grande. É ter a certeza que fiz algo de bom no passado”, disse Dr. Omar em sua última vinda à terra natal.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário