terça-feira, 6 de agosto de 2013

Unidade de Saúde de Jabour faz roda de conversa sobre aleitamento materno - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
Semana do aleitamento materno
Mulheres serão orientadas sobre a importância do aleitamento materno
Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a mãe. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que ele precisa.
Para mostrar essa importância, a Unidade de Saúde de Jabour vai promover nesta quarta-feira (7), a partir das 8 horas, uma roda de conversa com o tema da campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno: "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você".
O diretor da US, Manoel Coutinho Pimentel Júnior, disse que materiais educativos estão sendo distribuídos às mães para incentivá-las a fazer todo o acompanhamento pré e pós-parto e orientá-las sobre os cuidados com os recém-nascidos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza um trabalho importante para incentivar as mães a amamentar seus filhos. São cursos de gestantes oferecidos durante a gestação, com um módulo inteiro dedicado à amamentação, incluindo visitas aos bancos de leite de algumas maternidades; visitas domiciliares a todos os bebês da capital; incentivo dos profissionais de saúde das unidades, com orientações durante toda a gestação e após o nascimento do bebê, entre outras ações.

Visita domiciliar

Todos os recém-nascidos que moram na capital, independente de classe social, local de moradia ou se são ou não usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), recebem a visita domiciliar das equipes de Saúde da Família até o 10º dia de vida.
O objetivo é orientar as mães sobre vacinas, consultas médicas, primeiros cuidados com higiene do bebê e aleitamento materno, além de realizar o agendamento para a primeira consulta da criança com o médico da família na unidade de saúde mais próxima de casa.
A visita dura, em média, 30 minutos e as mamães recebem um kit com as informações sobre aleitamento materno, primeiros cuidados, uma camiseta do programa e um álbum para os primeiros registros do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário