segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CAMINHADA CASTELO À FORNO GRANDE ATRAI MAIS DE CEM PESSOAS - CASTELO



Nem o sol e calor deste último domingo, quatro de agosto, foram capazes de desanimar um grupo de mais de cem pessoas de todas as idades, que percorreram 29 quilômetros que ligam Castelo à Forno Grande, na IX edição da "Caminhada Castelo à Forno Grande". Durante todo o percurso, os participantes receberam água mineral, frutas e puderam contar com um carro de apoio e uma ambulância.

Para o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches, a participação dos Produtores Rurais foi fundamental para o sucesso da Caminhada: "A Caminhada Castelo à Forno Grande é tradicional em Castelo, e temos trabalhado muito para tentar fazer desta caminhada, a cada ano melhor. Agradecemos a presença de todos, sejam de Castelo ou de fora, e informamos que para o próximo ano, vamos melhorar ainda mais", disse o Secretário, já planejando a próxima edição da Caminhada.

Depois de um reforçado o café da manhã, às seis da manhã, na Praça Três Irmãos, o grupo seguiu a caminho da Fazenda das Flores, subindo depois para Apeninos, onde pararam para um lanche. Por volta das 11 e meia da manhã os participantes da Caminhada e organizadores começaram a chegar Cachoeira do Furlan, que foi o local onde aconteceu o almoço regado a polenta e frango caipira.

Ao todo foram oito horas de descontração em um grupo bastante diversificado, com gente de todas as idades, desde crianças de oito anos, até um idoso de 84 anos. Durante os 29 quilômetros o carro de apoio socorria os mais cansados, sem deixar ninguém pra trás. Para a hidratação era distribuída água mineral, e nas paradas também eram oferecidas frutas como banana e maçã. A ambulância nem precisou se utilizada, tamanha alegria e diversão dos participantes.

"A Caminhada é muito boa para o turismo, para trazer novas pessoas para conhecer Castelo, porque nosso município é muito bonito, além disso, é um programa de domingo que ajuda a gente a fazer novas amizades, e conhecer o agroturismo da região", disse a castelense Débora Curcio Destéfani, Auxiliar de Recepção, que participa da Caminhada desde as primeiras edições.

Na parte da tarde foram mais nove quilômetros caminhando na estrada de chão e curtindo as belezas naturais da região montanhosa do município. A chegada dos primeiros atletas ao Parque Estadual do Forno Grande, ponto final da Caminhada, aconteceu às 14 horas e 30 minutos. Depois de percorrer os 29 quilômetros, hora de descansar e aproveitar o ar puro e a paisagem da pedra que é o ponto mais alto do município, e o maior pico totalmente em terras capixabas, com 2.039 metros de altitude.

A volta pra casa aconteceu em dois ônibus, por volta das 16 horas. A viagem seguiu passando pelo Distrito de Patrimônio do Ouro, descendo a serra para Castelo. Para Cláudia Zardo, que participa de Caminhada pela quarta vez, a cada edição é uma oportunidade nova de conhecer mais as belas paisagens de Castelo: "O visual é maravilhoso, porque toda vez é o mesmo trajeto, porém, com mudanças. Dessa vez pudemos conhecer a agroindústria de Castelo, e perceber que o interior está se modernizando. O suporte vindo da Prefeitura, da Secretaria de Esportes foi nota dez, tanto na água quanto na alimentação. Todos estão de parabéns", disse Cláudia.

Foto: Hugo Andrade Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário