segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Horta na escola: agricultura presente no dia a dia das cidades


19/08/2013 - 11h58min

Semcom/PMVV
Extensionistas do Incaper contribuem para horta escolar em Vila Velha
A agricultura está presente no dia a dia das grandes cidades, seja pela alimentação diária necessária a toda população, seja por meio de iniciativas educativas que aproximam crianças e adolescentes da prática agrícola. Este é o caso do Horta Escolar, projeto desenvolvido no município de Vila Velha com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O projeto Horta Escolar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Educação. Atualmente, 16 escolas municipais aderiram à iniciativa, que conta com a assistência técnica do Incaper para implantação e cultivo das hortas desde o início deste ano. O projeto, por sua vez, foi iniciado em 2012.

Para um dos extensionistas do Incaper que acompanha este trabalho, Itamar Alvino de Souza, a horta escolar é uma maneira de fortalecer os laços das crianças com o meio rural. “Acompanhar o cultivo de uma planta, desde a germinação da semente até a colheita, é uma maneira de despertar a atenção das crianças para a agricultura. Existe uma riqueza de detalhes neste processo que cria uma identidade da criança com a natureza”, explicou Itamar.

O papel do Incaper neste projeto consiste em orientar a implantação da horta na escola solicitante e prestar assistência técnica ao longo do cultivo. “Nós visitamos a escola e observamos suas particularidades, como tipo de solo, tamanho do espaço destinado à horta, iluminação, proximidade com ponto de água. A partir dessas informações, elaboramos um projeto conforme a realidade daquele local”, explicou o extensionista do Incaper, que também acompanha o projeto, Sérgio Mendonça Lima.


Incentivo à alimentação saudável

Um dos objetivos do projeto Horta Escolar é a conscientização de crianças sobre a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo. “Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental têm dificuldade para saborear os vegetais, legumes e verduras. Podemos observar um pouco dessa resistência no momento em que é servida a merenda escolar. Dessa forma, por meio da degustação do alimento semeado, cultivado e colhido pelas próprias crianças, há uma possibilidade maior de elas consumirem esses alimentos”, explicou a coordenadora de estágio e extensão da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, Flávia Rodrigues Maciel.

A busca pela alimentação saudável também faz parte das orientações do Incaper. “Trabalhamos uma agricultura saudável, com foco na alimentação e na saúde. Orientamos a utilização de adubo orgânico, recomendamos determinados tipos de hortaliças para pequenas áreas. É possível produzir nesses espaços desde que a escola ou a comunidade envolvida queira. Por meio das crianças, é possível incentivar os pais a usarem os pequenos espaços disponíveis em suas residências para o cultivo de hortaliças”, disse Sérgio Mendonça Lima.


A horta e o aprendizado na escola

Outro objetivo do projeto Horta Escolar é estimular o conhecimento integrado e transdisciplinar nas unidades de ensino, já que a horta passa a fazer parte do cotidiano escolar. Para Flávia Rodrigues Maciel, a horta na escola é uma oportunidade de prática pedagógica diferenciada. “O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o ato de puxar folhas verdes e se deparar com uma raiz alaranjada, como no caso da cenoura, torna o ambiente mágico, para os pequenos. A prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café são verdadeiros exercícios de paciência, são vivências que podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”, afirmou.



Horta escolar: instrumento pedagógico para crianças. 



Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldomiro Martins Ferreira, no bairro Xuri, em Vila Velha, a experiência da Horta Escolar tem sido colocada em prática e apresenta bons resultados. “O aprendizado com a horta acontece de várias formas. Um deles é a importância da alimentação saudável. Na merenda, as crianças não gostavam de verdura e agora já se alimentam delas”, explicou a pedagoga da escola, Mercedes Ferreira da Silva. 

Ela também disse que toda a escola se envolve com o cultivo da horta, embora algumas turmas sejam envolvidas mais diretamente. “Há um revesamento de turmas para molhar a horta. Mas os alunos dos terceiros e quartos anos das disciplinas de Ciências e Português são envolvidos de maneira direta. Eles conhecem a dinâmica vegetal e os alimentos e produzem e interpretam textos do assunto”, explicou Mercedes.

Mas não são apenas os alunos do Ensino Fundamental que convivem com esta experiência. Na Escola Municipal de Educação Infantil Amilton da Silva, no bairro Ataíde, em Vila Velha, crianças de um a cinco anos de idade também participaram desta iniciativa. “As crianças podem ter um contato com a terra por meio do acompanhamento do plantio das sementes e do desenvolvimento das hortaliças. Desde muito pequenas elas têm a oportunidade de plantar, colher, lavar e se alimentar bem”, explicou a diretora da escola, Sandra Noélia de Souza. Ela também disse o contato com a horta ajuda na alfabetização das crianças.

Em ambas as escolas, o Incaper contribuiu com as orientações técnicas. “Os técnicos do Incaper nos ajudaram a organizar o espaço da horta, prepararam o solo e forneceram o adubo orgânico. Foi fundamental para prosseguirmos com a iniciativa”, falou Sandra.


Escola sustentável

Promover um ambiente sustentável na comunidade escolar, que envolve o entorno da escola além dos alunos, é outro objetivo do projeto Horta Escolar. “Educar para uma cultura de sustentabilidade. Queremos construir junto à comunidade escolar o conceito de escola sustentável”, afirmou a diretora da Escola de Ensino Municipal Deputado Mikeil Chequer, Cacilda Madureira Vidal Vidal Walger.




Horta na escola incentiva alimentação saudável. 


Para isso, a escola tem desenvolvido a horta, otimizando a área externa escolar. “O projeto justifica-se pela necessidade de conhecer melhor os quatro tipos de solo e a importância de cada um deles. Também destacamos a importância do cultivo de plantas comestíveis, medicinais e ornamentais para a escola e a comunidade como um todo”, explicou Cacilda. Ela disse que as hortaliças colhidas são destinadas para o consumo na merenda escolar e também para as famílias do entorno da escola.


Interdisciplinaridade

A utilização da horta na escola do ponto de vista pedagógico pode ser feita em conjunto com diversas disciplinas. Na área de História e Geografia, pode ser abordado o paisagismo, regionalização, culinária local, vegetação característica dos diferentes ecossistemas, entre outros. Na parte de Matemática, projetos de geometria, por meio da comparação das dimensões dos canteiros; pesos e medidas relacionadas ao espaço da horta, como área e perímetro.

Nas Ciências, pode ser abordada a germinação e crescimento das plantas, incidência solar, o clima durante as estações do ano, os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas, alimentação saudável, cadeia ecológica e importância de uma alimentação saudável e até mesmo as fases da lua. Na área de Português, pode-se produzir histórias e personagens com as hortaliças, produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
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