segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fiorin irá mobilizar lideranças para permanência de ferrovia - ALFREDO CHAVES


Na semana passada a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) divulgou a extinção da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, que corte o Sul do Estado passando pela região serrana. A ferrovia é uma das mais antigas e belas do Estado e as obras do trecho foram entregues no período de 1874 a 1910. Em Alfredo Chaves, ela representa a história e o desenvolvimento do município. O prefeito Roberto Fiorin pretende mobilizar lideranças para impedimento da medida.
O percurso da ferrovia inicia em Vitória e termina no Rio de Janeiro, dividida em dois trechos. Pela Resolução da ANTT 4.131, de 05 de julho de 2013, a estrada de ferro, que é administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA) deverá ser desativada e os trilhos retirados. Mas a medida não prevê prazos. 
O prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, defende a permanência da ferrovia e promete se mobilizar com prefeitos da região para que a medida não ocorra. “Além de ser um patrimônio cultural ela representa o desenvolvimento da região e o fortalecimento do turismo em nossa região. Não podemos deixar isso acontecer, vamos lutar para que a ferrovia seja tombada pelo Insitituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como aconteceu com a Estação Ferroviária de Mathilde”, disse.
O Ministério dos Transportes prevê a retirada após a conclusão de uma nova ferrovia, ligando Vitória ao Rio de Janeiro. 
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Estação Ferroviaria de Matilde (16).JPGEstação Ferroviaria de Matilde (16).JPG
1353K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Estação Mathilde.jpgEstação Mathilde.jpg
90K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário