quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Escola de Joana D´Arc desenvolve projeto para aproximar os alunos da biblioteca - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Pessoas lendo livros numa Biblioteca
Projeto na Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal tem o objetivo de aproximar a biblioteca dos alunos
No ambiente escolar, os livros podem ser encontrados nas mesas das salas de aula, nos espaços voltados à leitura e até mesmo guardados nas mochilas e prateleiras das bibliotecas. Segundo especialistas, com políticas de incentivo à leitura e distribuição de obras literárias nas escolas, além de materiais didáticos, o livro tem se tornado mais acessível aos estudantes em diversas regiões do País. No entanto, a proximidade física entre alunos e livros, muitas vezes, não significa familiaridade e gosto pela leitura.
Com o objetivo de preparar alunos para o uso dos diferentes recursos informativos, foi desenvolvido o projeto "A volta ao mundo em 80 dias" na Escola Municipal de Ensino Fundametal (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'Arc.
"Nossa meta foi aproximar o aluno da biblioteca, induzir a descoberta de novos recursos, explorar as diferentes formas de leitura, incentivar a pesquisa e despertar o interesse pela leitura prazerosa. O projeto, que teve ação interdisciplinar e englobou diversas áreas da educação, fez referência à obra do escritor francês Júlio Verne, que conta a história de um inglês que viaja o mundo em 80 dias", contou a bibliotecária Elane Couto Uliana.
A servidora destacou que a biblioteca ainda é um espaço pouco utilizado pelos estudantes. "Temos muito a realizar para o letramento informacional dos alunos. Com atividades interdisciplinares entre bibliotecário, professor e pedagogo, temos a oportunidade de mostrar que a biblioteca é um espaço de informação e de construção de cidadania. Os alunos que participaram do projeto mostraram maior interesse pela leitura dos clássicos da literatura, o que é realmente compensador para todos os envolvidos".

Pesquisa

Criar um processo capaz de contribuir para o desenvolvimento social e individual dos alunos por meio da leitura e abrir caminhos para a formação de leitores torna-se um desafio para os profissionais de educação. Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2011), do Instituto Pró-Livro, 48% dos leitores do Brasil são estudantes e 25% têm de 5 a 17 anos.
Os materiais indicados pela escola são os mais lidos no país (47%), seguidos pelos didáticos (30%), enquanto a literatura ocupa o terceiro lugar na lista de interesse (17%). Ainda de acordo com a pesquisa, 45% dos leitores afirmam que foram influenciados a ler pelo professor ou professora, 43% pelas mães e 17% pelos pais.

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