quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Curso de confeiteiro gera renda e estimula qualificação e novos negócios


Elizabeth Nader
D. Eraldina da Silva Xavier no curso de confeiteiro na unidade de inclusão produtiva
Cozinheira Eraldina Xavier participa do curso para criar doces variados e conquistar novos clientes
Aprimorar o trabalho, ganhar novos clientes e ter mais segurança ao preparar quitutes são objetivos da cozinheira Eraldina da Silva Xavier, que participa do curso de confeiteiro promovido pelo Pronatec e Sest/Senat e realizado na Unidade de Inclusão Produtiva (UIP), em São Pedro, com acompanhamento da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória.
Moradora da Praia do Suá, Eraldina se inscreveu no curso para oferecer uma variedade maior de produtos confeitados e melhorar a renda da família. Ela contou que não tem, por enquanto, o objetivo de abrir um negócio próprio, mas quer oferecer delícias produzidas com técnica mais apurada aos moradores de seu bairro e vizinhos.
"Criei três filhos produzindo e vendendo as comidas mais variadas, mas senti necessidade de me esmerar e buscar alternativas. O conhecimento adquirido no curso servirá para surpreender os atuais e novos clientes", disse.
Também participante do curso, Enedir Cabral de Oliveira, 56 anos, disse que pretende preparar os doces, em especial cup cake e bolos de aniversário, e oferecer em festas e cerimoniais. "Aprendi a fazer também bombons caseiros e rocambole de doce de leite e quero surpreender quem provar meus quitutes, que possuem meu toque especial, algo único".
Moradora de Goiabeiras, Enedir pretende crescer e ter um negócio próprio. Ela disse que, naturalmente, sua clientela tem crescido, mas que para isso precisa sempre inovar e criar novos sabores. "Minha família apoia e também participa. A renda serve a todos e desejo que também trabalhem comigo".

Capital

Elizabeth Nader
Curso de confeiteiro na unidade de inclusão produtiva
Participantes do curso de confeiteiro prepararam a primeira mesa para degustação
Já Evanilda da Silva Tomasi, 42 anos, pretende conseguir capital para se adequar ao aumento de clientes. Ela contou que, preparando os alimentos com dedicação e amor, os elogios somente aumentam. Moradora do Morro do Quadro, disse que sempre inova na busca do melhor sabor.
"Somente aprendi a cozinhar e me aprimorei há três anos. Num pequeno evento, meus pães caseiros e bolo fizeram o maior sucesso. Uma pessoa foi falando com a outra e os clientes não pararam de crescer. Agora, preciso de apoio financeiro a juros baixos e vou buscar a Prefeitura por meio do Programa de Acesso ao Crédito da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória".

Acompanhamento

Segundo a gerente de Qualificação Profissional, Fabiana Santos de Oliveira, além de promover a qualificação profissional do trabalhador, a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória oferece suporte aos trabalhadores autônomos e aos microempreendedores na formalização, fomento, organização e acesso ao microcrédito.
Segundo o instrutor do curso de confeiteiro, Antônio Marcos Xavier, os participantes do curso se mantiveram estimulados e interagiram ao aprender ou aprimorar a técnica em busca de maior segurança no preparo e oferta dos alimentos.
"Este é um mercado em ascensão. Amplo em padarias, restaurantes, docerias ou por conta própria. O que define o sucesso é a dedicação, o esmero e o preparo que somente é possível com formação", disse Xavier, que há 20 anos ensina o preparo das delícias.
O Pronatec-Brasil Sem Miséria é uma ação de formação inicial e continuada coordenada e financiada pelo Ministério da Educação. O objetivo principal é promover cursos de qualificação profissional com carga horária mínima de 160 horas.
As prefeituras participam definindo os cursos, mobilizando, inscrevendo e acompanhando os alunos. Também apoiam a inserção dos mesmos no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário