quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cuidados na hora de embalar o lixo evitam acidentes - VILA VELHA


Texto: Vanessa Pianca / Foto: Semcom

Caminhão de Coleta - Imagem: Camila Vargas
O descarte correto de resíduos sólidos também é uma questão de solidariedade. Devido ao descarte irregular e sem critérios do lixo, acidentes podem ocorrer com os garis, alguns deles podem ser extremamente graves. Por isso o cidadão deve tomar alguns cuidados e acondicionar o lixo de forma correta.

Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha, alguns objetos como cacos de vidro, lâminas, agulhas, palitos de churrasco, dentre outros, são os objetos que mais causam acidentes nos coletores de lixo da cidade. “A população muitas vezes não imagina que esses objetos cortantes jogados no lixo podem machucar os garis”, afirmou.

Ele disse ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha vai afixar na lateral dos Caminhões Coletores orientações para a população descartar corretamente este material. “A gente vai desenvolver uma campanha em breve e desta forma vamos contribuir para evitar acidentes e assim garantir a integridade física dos funcionários”, conclui.

Veja abaixo algumas dicas:


- O descarte seguro de vidros quebrados, latas utilizadas na conservação de alimentos e outros cacos devem ser feito em caixas de leite, embrulhar em papel ou papelão reciclável.

- Os palitos, quebrados ao meio, e as agulhas e laminas, podem ser armazenados em garrafas pets.

- Virar a tampa da lata para dentro.

- Se tiver cachorro, não pendurar o saco de lixo em muros ou grades e mantenha seu animal preso na hora da coleta.

- Separe o lixo seco e doe para associações de catadores. Contribua para a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário