quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aula inaugural de cursos profissionalizantes na quinta-feira - VILA VELHA

Texto: Angela Beserra / Foto: Camila Vargas

Cursos Proficionalizantes - Imagem: Camila Vargas
Será realizada nesta quinta-feira (22), às 19h, a aula inaugural dos alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que oferece cursos profissionalizantes em várias áreas.  A aula acontecerá no Auditório do Titanic, Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.

Em julho deste ano, foram inscritos dois mil participantes de todas as regiões do município. Deste total, 275 alunos foram convidados para participar da primeira aula motivacional, que servirá para esclarecer aos beneficiários sobre a importância da formação profissional e apontar as oportunidades de trabalho e renda que eles terão após o curso.

Equipes especializadas em orientação profissional estarão presentes para tirar dúvidas sobre a área de interesse, salário, área de atuação e outros. Dentre as turmas convidadas para esta aula inaugural estão: costureiro, manicure e pedicure, cuidador de idoso, almoxarife, padeiro, soldador, pintor, eletricista, motorista de transporte escolar, garçom, montador e reparador de computador e libras.

A aula inaugural é uma parceria entre Senai, Senac, Sest/Senat, Ifes e Prefeitura de Vila Velha, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. A faixa etária para participar dos cursos é de 16 a 59 anos e tem como público prioritário os inscritos no CadÚnico. O programa de qualificação profissional oferece, em dinheiro, ajuda para passagem e lanche. As primeiras turmas tiveram inicio em 15 de julho. 
Foram ofertadas vagas nos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, vigia e porteiro, eletricista predial de baixa tensão, eletricista industrial, modelista, cuidador de idoso, motorista de transporte escolar, mecânico de motocicleta, maquiador, soldador, salgadeira, padeiro, pintor, pedreiro, gesseiro, marceneiro, encanador de instalação predial, carpinteiro, almoxarife, aplicador de revestimento cerâmico e outros.  Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas, duração mínima de três meses e acontecem em diversos bairros do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário