sábado, 10 de agosto de 2013

Conferência Municipal aborda inserção de Vitória no Sistema Nacional de Cultura - VITÓRIA

Imagem divulgação

Conferência de Cultura
Propostas de políticas culturais serão abordadas durante a Conferência Municipal no Mucane
A III Conferência Municipal de Cultura, que será aberta nesta sexta-feira (9), às 18 horas, e prosseguirá neste sábado (10), no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), terá como um dos pontos principais de discussão a inserção do município de Vitória no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O encontro contará com palestras, apresentações culturais e debates de temas sobre cultura, com participação aberta ao público. Também serão eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, prevista para o dia 29 de setembro.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, vê a Conferência Municipal de Cultura como uma "oportunidade ímpar" para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estado e Município e apresentem propostas para seu aperfeiçoamento. "É um momento importante para se discutir a política pública de cultura e a inserção histórica de Vitória neste sistema, que permitirá a captação de recursos federais para fomentar a cultura no município".
O vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória, Rogério Morais, reforçou o convite aos artistas, técnicos, entidades culturais, gestores culturais e consumidores de cultura a participar da conferência e dos debates e, desse modo, "darem a sua contribuição, sugerindo ações para o desenvolvimento da cultura de Vitória".
A Conferência terá como tema central "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura" e será explanado pelo representante regional do Ministério da Cultura – Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso.

Programação

Arquivo PMV SECOM
Grupo de jovens dançando
Programação da Conferência Municipal prevê a apresentação de dança afro-brasileira
A partir das 18 horas desta sexta-feira (9), haverá credenciamento e recepção. Na sequência, agenda cultural em que alunos do Curso de Qualificação em Dança Afro-Cênica-Brasileira do Mucane, sob a coordenação do professor Mauro Marques, apresentarão "Tributo a Oia". A partir das 19h30, composição da Mesa de Abertura com execução do Hino Nacional pelos músicos Evandro Marendaz, no violino, (Coordenador de Música da Escola Técnica Municipal Fafi) e Rubens Lira, no violão (professor de Violão da Escola Técnica Municipal Fafi).
Em seguida, o expositor Marcelo Velloso proferirá a palestra "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura". Após a palestra, haverá o ato de Aprovação do Regimento Interno da III Conferência Municipal de Cultura com o mediador e secretário executivo do Conselho Municipal de Política Cultural, Rogério Morais.
As atividades de sábado terão início às 8h30, com credenciamento. Às 9 horas, haverá Exposição da Metodologia da III Conferência Municipal de Cultura e Conferência da Execução das Proposições da II Conferência Municipal de Cultura (2009).
Na sequência, serão formados os Grupos de Trabalhos (GTs), cujos temas e mediadores serão os seguintes: GT 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura. Mediadora Cleima Rabelo (Conselheira do Conselho Estadual de Cultura); GT 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural. Mediador: Orlando Lopes (secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo); GT 3: Cidadania e Direitos Culturais. Mediador: Kennedy Fraga Ferreira (Músico e Conselheiro do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória); GT 4: Cultura e Desenvolvimento. Mediador: Orlando Bonfim Netto (Diretor de Cinema e Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura).
A partir das 13 horas, haverá atividade de socialização e aprovação das propostas dos GT´s na plenária, seguindo-se com café, eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura e encerramento.
Serviço
III Conferência Municipal de Cultura
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) – Avenida República, 121, Centro
Quando: nesta sexta-feira (9), a partir das 18 horas, e no sábado (10), a partir das 8h30
Participação aberta ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário