quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Conferência em Vitória formula propostas para Plano Municipal de Saúde


Yuri Barichivich
Reunião da Regional 1 sobre Saúde no Centro de Especialidades da PMV
Moradores puderam apresentar sugestões durante as pré-conferências de saúde
Propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde nos municípios. Esse é o objetivo da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nas próximas segunda (19), terça (20) e quarta-feiras (21), com o tema "Direito à Saúde: Efetivando a integralidade no SUS", no hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá. As propostas levantadas no evento subsidiarão a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2014–2017.
Participarão do evento todos os membros do Conselho Municipal de Saúde, gestores da Semus, representantes dos conselhos locais de saúde e os 192 delegados eleitos pela população nas seis pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade.
"Esse é o momento final de um processo intenso de trabalho que começou no início do ano passado com a realização das pré-conferências, que, historicamente, foram recorde de participação popular. Isso confere ao evento o compromisso com o processo democrático, que está exigindo muita escuta, discussão e envolvimento de todos, como gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou a secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fausto Ribeiro Tancredi, está confiante no êxito do evento. "Todo o processo está sendo muito bem conduzido. As pré-conferências foram extremamente participativas e o tema, de fundamental importância, já que a integralidade é um princípio do SUS, muitas vezes negligenciado por muitos gestores. Em Vitória, o Conselho Municipal tem formado uma parceria de sucesso com a gestão e o evento tem tudo para ser um sucesso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário