segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chilenos conhecem produção orgânica de morangos capixabas


23/08/2013 - 08h17min

Incaper

Entre os dias 19 e 22 de agosto, o Incaper recebeu um grupo de 20 produtores e técnicos chilenos para conhecer a experiência de produção de morangos orgânicos no Espírito Santo. O Chile é um grande produtor das chamadas “frutas vermelhas” e o projeto “Morango Mais Saudável”, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicutura e Pesca (Seag), sob a coordenação do Incaper, foi um dos motivos para a realização dessa visita.

Os chilenos visitaram os cultivos orgânicos de morango em Pedra Azul e Santa Maria de Jetibá, onde conheceram propriedades rurais que adotaram medidas que evitam a contaminação microbiológica e física da fruta. Conheceram no manejo adequado da cultura, o uso de tecnologias recomendadas pelo Incaper, além de capacitação dos agricultores.

"A reconhecida experiência do Incaper no cultivo integrado de morango orgânico nos trouxe aqui. Nosso segundo passo é levar profissionais daqui para o Chile", disse Rodrigo Ocampo Pino, representante da comitiva chilena. Na ocasião, os chilenos também demonstraram interesse em fortalecer de forma efetiva parcerias entre o Governo do Chile e Governo do Espírito Santo na área de fruticultura para agricultores familiares.

O objetivo do projeto “Morango Mais Saudável”, que teve início no ano de 2011, é levar conhecimento técnico aos agricultores de base familiar que cultivam a fruta, adotando as boas práticas agrícolas e a produção integrada. Além disso, conscientiza os produtores das vantagens da produção orgânica, que além de gerar um alimento mais saudável, reduz em cerca de 60% o custo para o produtor.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento, Juliana Esteves e Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário