terça-feira, 6 de agosto de 2013

Barra de São Francisco recebe oficina sobre Meliponicultura


01/08/2013 - 16h31min

Incaper / CRDR Centro Norte
Entrada da colônia de uma Uruçu Amarela, tema da oficina de Meliponicultura.
A Apicultura e a Meliponicultura se dedicam à criação de abelhas. Porém, a diferença é que a primeira tem como espécie a ser criada a exótica Apis mellifera, que é oriunda do continente africano, enquanto a segunda tem como alvo a criação racional de espécies sem ferrão, nativas do Brasil. E o esclarecimento dessa diferença foi um dos assuntos de uma oficina realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que teve como tema noções básicas sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão.

O evento foi realizado durante o 5º Seminário de Homeopatia e Agroecologia na Educação Rural, no último dia 27 na Escola Municipal Família Agrícola de Ensino Fundamental Normília Cunha dos Santos, no Córrego Queixada, em Barra de São Francisco. Participaram da oficina 25 pessoas, entre estudantes, agricultores, técnicos em Agropecuária, monitores, professores e diversos profissionais (agrônomos, zootecnistas e outros).

Durante a oficina, foi aberta uma colônia de abelhas sem ferrão, conhecida como Uruçu Amarela, para demonstrar a arquitetura do ninho. Essa espécie tem comportamento manso, não ataca, podendo assim ser manuseada de forma responsável por qualquer pessoa, de qualquer idade. Foi demonstrada também a possibilidade de colheita e consumo do mel diretamente da própria colônia sem danificá-la, utilizando um canudo ou mesmo uma colher.

O extensionista do Incaper, Alex Fabian Rabelo Teixeira, realizador da oficina juntamente com as estagiárias do Programa Jovens Valores, Schayanne Longui Santos e Emanuelle de Freitas França, falou sobre a demanda do evento. “Fomos procurados pela escola onde foi realizada a oficina, pois eles julgaram ser importante e interessante para os alunos a inserção desta atividade”, afirmou.

Alex ressaltou ainda a importância da realização. “Foi muito importante, pois a meliponicultura é uma atividade muito pouco praticada em nosso Estado, sendo assim uma importante oportunidade para podermos divulgar nosso trabalho”.

Algumas espécies de abelhas sem ferrão são encontradas no Norte do Estado, como a Jataí e a Mandaçaia, além da já citada Uruçu Amarela. Elas podem ser criadas até mesmo nas varandas das casas. Possuem mel de excelente qualidade que pode, inclusive, ser usado para fins medicinais.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário