terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conceição do Castelo irá realizar concurso de rendimento do café Conilon


02/08/2013 - 15h28min

Arquivo / DCM Incaper

No próximo domingo (4), será realizado o Concurso de Rendimento do Café Conilon na comunidade de Montevideo, em Conceição do Castelo, durante a V Festa do Café Conilon. A atividade é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e do Conselho Comunitário de Montevideo.

De acordo com o extensionista do Incaper, Adilar Viana, o objetivo do concurso é identificar e promover agricultores de café da Comunidade de Montevideo e premiá-los quanto ao rendimento do café Conilon. “Também queremos incentivar a constante melhoria da qualidade do café como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valores ao produto”, disse Adilar. Apenas os produtores da comunidade poderão participar da disputa.

Cada produtor poderá concorrer com apenas uma amostra de 1,5kg de café Conilon natural sem pilar. As amostras serão entregues neste domingo (4) às 11 horas, durante na V Festa do Café Conilon, e recebidas por pessoas da equipe da organização. Como forma de avaliação, será tirado de cada amostra um litro do grão. Esta quantidade será então pilada. Após este processo, a amostra mais pesada será a vencedora. A premiação ocorrera às17 horas.

Adilar citou aspectos importantes para a produção ganhar peso. “Os cuidados com a lavoura e o uso correto das tecnologias são fundamentais. O produtor deve realizar uma boa irrigação e uma boa adubação, além uma poda correta. Tudo isso influencia no resultado final”, afirmou. Serão premiados com adubo os três primeiros colocados do concurso de rendimento do café Conilon da comunidade de Montevideo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre / Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário