terça-feira, 6 de agosto de 2013

Festa do Morango: Incaper estimula cultivo orgânico para garantir qualidade



01/08/2013 - 17h26min

Arquivo / DCM Incaper
O Incaper incentiva o cultivo orgânico de morangos no Espírito Santo.
A cor vermelha intensa é de encher os olhos. O aroma adocicado dá água na boca. O sabor é doce e, ao mesmo tempo, levemente ácido. O morango é bastante apreciado tanto in natura quanto no preparo de deliciosas receitas. Mas uma caixinha de morangos suculentos pode carregar resíduos de produtos químicos nocivos à saúde, como os agrotóxicos. Por isso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece apoio aos agricultores de base familiar do Espírito Santo, estimulando a produção orgânica e ajudando a garantir a qualidade dos morangos cultivados no Estado.

Diversas propriedades rurais capixabas já cultivam morangos orgânicos. Outras estão em fase de transição: deixarão de utilizar agrotóxicos e passarão a produzir morangos orgânicos. Ao final deste processo, os produtores serão certificados. As caixinhas de morango serão comercializadas com um selo que atesta a qualidade do produto, e comprova a isenção de agrotóxicos e adubos químicos no cultivo.

“Devido à falta de orientação correta e do manejo inadequado das culturas, muitas frutas e olerícolas apresentam níveis inadequados de resíduos de agrotóxicos. Estimular o cultivo orgânico é importante porque, além de incentivar uma produção mais saudável, há o respeito com o meio ambiente e a melhoria de qualidade de vida do agricultor familiar capixaba”, disse Cíntia Bremenkamp, engenheira agrônoma do Incaper e coordenadora do polo estadual de morango.

Além de acompanhar as propriedades e prestar assistência técnica, o Incaper desenvolve pesquisas e realiza eventos técnicos a fim de incentivar a produção de morangos orgânicos. Em Domingos Martins, um encontro de produtores e técnicos discute os diversos elos na cadeia produtiva do morango. No Dia de Campo, vários temas serão abordados, como a produção orgânica, o controle alternativo de pragas e a pós-colheita com ênfase no processamento do morango pela agroindústria de base familiar.

“Além do produto que não utiliza agrotóxicos ser mais saudável, o custo de sua produção é 60% mais barato que no cultivo tradicional”, destacou Fábio Morandi de Morais, engenheiro agrônomo do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Guaçuí. Recentemente, o Incaper realizou um Dia de Campo sobre cultivo orgânico de morangos no município. Para saber mais, acesse: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=2943.

Após os eventos técnicos, será realizada também nesta sexta-feira (02) a abertura oficial da Festa do Morango no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins. No sábado (03), uma aula-show vai ensinar receitas como geleia, licor e a famosa torta de morango servida na festa. No domingo (04), estudantes de cursos técnicos em agroturismo, treinados pelo Incaper, conduzem os visitantes interessados em conhecer as plantações de morango da região.

Benefícios
O morango é rico em vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio. É um excelente antioxidante, o que contribui para o tratamento de problemas do aparelho digestivo como a gastrite. O consumo do morango evita hemorragias e a fragilidade dos ossos, além de ajudar na cicatrização. O morango ainda age contra infecções e contribui para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Serviço
26ª Festa do Morango
Data: 2, 3 e 4 de agosto de 2013
Local: Pedra Azul, Domingos Martins
Informações: (27) 3248-1724

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário