quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ensino infantil trabalha com alunos sobre cultura do Brasil - VILA VELHA

Texto: Kaio Leonardo / Foto: Kaio Leonardo

alunos - Imagem: Kaio Leonardo
Danças, comidas típicas, artesanato e música: esses são alguns dos instrumentos de trabalho de professores e pedagogos na Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Tia Nenzinha, de Divino Espírito Santo. Os 80 alunos da instituição estão conhecendo as regiões do Brasil com atividades lúdicas que exploram a expressão e cognitividade das crianças.
O trabalho é um projeto institucional da escola que está sendo desenvolvido com as crianças da Umei em uma dinâmica com o objetivo estimular a criatividade e a percepção. Nestas atividades, realizadas desde o início do ano, os alunos trabalharam produção de materiais sobre a cultura brasileira.
Mostra Cultural – Na última sexta-feira (16), a unidade de ensino realizou uma mostra cultural em que os pais e a comunidade acompanharam apresentações dos alunos sobre as regiões do Brasil. Durante as apresentações foram destacados pelos estudantes temas regionais e na região sudeste, a lenda do Convento de Penha foi encenada e arrancou aplausos de todos os presentes.
De acordo com a técnica em enfermagem Ilzimar Vicente, de 36 anos, que tem uma filha matriculada na instituição, o trabalho desenvolvido pela escola fez com que a pequena Maria Eduarda se desenvolvesse. “A Maria Eduarda entrou este ano na creche e em casa estou vendo o resultado, pois ela se expressa melhor e reconhece as coisas que estão aprendidas na escola. A gente também ensina a ela em casa e o trabalho da família é parceiro para a educação da criança”, afirmou.
A mostra cultural foi uma atividade paralela ao proposto pela unidade de ensino este ano e novos eventos irão acontecer no segundo semestre para complementar o aprendizado dos alunos, como conta a professora Helena de Araújo Antunes. “No início do ano nós pesquisamos e nos preparamos, pois o tema não é algo fácil para trabalhar com crianças do ensino infantil, mas o resultado está sendo incrível e vamos produzir muito mais coisas ainda este ano”, informou, lembrando que as atividades também incluem um trabalho com os alunos especiais da Umei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário