segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alunos têm aula cultural com músicos da Ofes - VILA Velha


Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Kaio Leonardo

Orquestra Filarmônica na Escola - Imagem: SEMCOM
Na manhã desta segunda-feira (19), os estudantes da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef), José Elias de Queiros, em Cobi de Baixo, começaram o dia com uma aula diferente. É que a quadra da escola foi palco para mais uma apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes). A ação também faz parte do Projeto Cultura Presente, do Governo do Estado, e visa contribuir com a formação de público para a música erudita.
Sob a regência do maestro adjunto Leonardo David, a Ofes apresentou um repertório popular com músicas de compositores clássicos, temas de filmes e melodias conhecidas, empolgando as crianças e servidores da escola, além de familiares dos alunos que puderam comparecer ao espetáculo.
 
Bastante emocionada, a professora Mirian Rodrigues Rangel disse que por intermédio de iniciativas como esta a escola também pretende evidenciar o respeito por valores individuais e coletivos pela arte da música. “Acreditamos que o momento além de prestigiar a musicalidade brasileira, despertou nos alunos o interesse pelos instrumentos, a curiosidade em saber os nomes dos instrumentos, a que a família pertence e os sons emitidos. A escola, através de eventos como este, busca respeitar os valores individuais e coletivos de toda comunidade escolar pela arte e cultura”, acredita. 
 
Didático - O concerto, quando ocorre nas escolas, é mais didático para que os músicos possam estabelecer uma dinâmica interativa e descontraída com a plateia, que no caso da Umef José Elias de Queiroz era formada por crianças de 6 a 10 anos. Durante a apresentação, meninos e meninas puderam conhecer quais as famílias de instrumentos e como funciona uma orquestra.
 
Já o aluno Matheus Azeredo Brum, que tem 10 anos e cursa o 5º ano, revelou que pretende conhecer mais de perto o mundo da música. “Foi muito legal a apresentação da Orquestra. Aprendi o nome de vários instrumentos. Fiquei mais empolgado para participar das aulas de canto da escola”, falou.
 
Emocionante, assim descreveu a apresentação da Ofes a aluna Julia Concinio da Vitória, também aluna do 5º ano. “O que mais me chamou atenção na apresentação foi à quantidade de instrumentos. Foi tudo emocionante. Me deu vontade de aprender a tocar violino”, revelou a menina.
 
O diretor da unidade, Vanderli Alexandre Ferreira de Aquino, informou que já idealiza a formação de um projeto de canto e coral na unidade. “Com a vida da Orquestra para dentro dos muros da escola, temos a oportunidade de democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social através da música. O próximo passo é formar, na nossa escola, um Projeto de Canto e Coral para os nosso alunos”, informou.
 
Cultura Presente – A atividade da Ofes nas escolas é uma das ações do Projeto Cultura Presente, braço cultural do Programa Estado Presente em Defesa da Vida que visa reduzir a violência e a criminalidade em comunidades e municípios capixabas por meio de iniciativas integradas de diversas secretarias de Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário