sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Alunos da rede municipal participam de oficina de roteiro para produzir filme - VITÓRIA


Divulgação Seme
Projeto Animação
Alunos aprendem noções de desenho para elaborar o roteiro do filme
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, participarão da primeira das cinco oficinas sobre a linguagem e a técnica de animação para produção de um filme com roteiro, desenhos e direção das crianças e adolescentes. A oficina será realizada entre esta segunda (19) e sexta-feira (23), das 7h30 às 11h30, no contraturno das aulas.
Esse é o segundo ciclo de oficinas do projeto Animação deste ano. No primeiro ciclo, realizado no primeiro semestre, estudantes de escolas públicas da capital produziram um curta-metragem de animação em homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Os dois filmes serão lançados nas escolas participantes e têm realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul.
O curta-metragem terá roteiro, desenho, animação e direção de 150 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cinco escolas públicas. A primeira turma de alunos escolherá o tema e construirá de forma coletiva o roteiro que orientará os estudantes das oficinas e escolas seguintes responsáveis por desenhar e montar as cenas do filme.
Na oficina, os estudantes serão orientados pela cineasta Luelane Corrêa, diretora e montadora, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. A profissional atuou com Nelson Pereira dos Santos, com quem trabalha desde o filme "Memórias do Cárcere". Foi diretora assistente de Hugo Carvana, com quem trabalhou em "O Homem Nu", "Apolônio Brasil" e "Casa da Mãe Joana". Luelane dirigiu os premiados curtas "Como se Morre no Cinema" (Sol de Oro no Festival LA CITA e vencedor de 11 prêmios nacionais); "A Cidade e o Poeta" (Melhor Curta Documentário pela Academia Brasileira de Cinema, 2007); além do média-metragem "Machado de Assis" (2008).
Depois das aulas de roteiro, são feitas quatro oficinas de animação com a orientação da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como "Tem um Dragão no meu Baú" e "Menina da Chuva", e dos monitores do Ponto de Cultura Núcleo Animazul Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório e Benício Ramos.
Divulgação Seme
Projeto Animação
Estudantes aprendem técnicas de animação, como desenho em papel
Para montar as cenas, os estudantes aprendem técnicas de animação, como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Em seguida, as cenas são finalizadas pelos alunos das oficinas avançadas de animação do Núcleo Animazul.

Animação

Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes, como a música, a história e a literatura, o projeto Animação abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva. Nas aulas de roteiro e animação, a intenção também é estimular a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Villa-Lobos

O primeiro ciclo de oficinas do projeto Animação resultou na produção do curta-metragem de animação "O Maestro do Tempo" no primeiro semestre deste ano. Para homenagear o maestro, pianista e violoncelista Heitor Villa-Lobos, as crianças e adolescentes imaginaram uma história em que ele embarca numa viagem no tempo e nas lembranças para descobrir as riquezas culturais guardadas em cada canto do país. O filme está em fase de edição e finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário