sábado, 10 de agosto de 2013

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
Merenda escolar
O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades do Município de Vitória. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.
Os cardápios são modificados a cada mês. Além disso, são oferecidos alimentos associados a datas comemorativas, como as festas juninas ou no Dia das Crianças. Pratos típicos da culinária capixaba, como a moqueca, integram os cardápios ao longo do ano.
Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Estado, como abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, milho verde, pepino, pimentão, repolho hibrido, repolho roxo, polpa de fruta. E, há ainda, a oferta de produtos orgânicos, como banana, morango, alface, cebolinha, couve, coentro, salsa.
Só permanecem nos cardápios os preparados que recebem pelo menos 85% de aprovação dos alunos - conforme resolução doFNDE nº 38, de 16 de julho de 2009 -, exceto preparações que sejam constituídas por frutas ou hortaliças.

Nutricionistas

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe com seis nutricionistas e um coordenador. São estes profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparações dos gêneros alimentícios.
Os nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles formulam normas de procedimentos, como a manipulação dos produtos alimentícios ou a qualidade nutricional de alimentos servidos para alunos com necessidades nutricionais especiais.
A equipe integra a Coordenação de Alimentação Escolar e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios. Duas vezes por semana, os conselheiros vão às escolas acompanhados pelas nutricionistas.

Merendeiras

As merendeiras são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação dos alunos. Por isso, em Vitória, as merendeiras frequentam cursos, duas vezes por ano, sobre regras de boas práticas alimentares e de controle do estoque de produtos. A cada dois anos, elas participam do Cozinha Brasil, curso realizado em parceira com o Serviço Social da Indústria (Sesi), cujo objetivo é divulgar técnicas para o preparo de pratos de baixo custo, mas de alto valor nutritivo.

Os cardápios

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