sábado, 10 de agosto de 2013

Cardápios das escolas municipais podem ser conferidos no portal da Prefeitura - VITÓRIA


Marcos Salles
Merendeira entregando refeição à aluna do cmei
Alunos da rede municipal de ensino contam com cardápios especiais preparados por nutricionistas
O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da Prefeitura de Vitória. E na capital, os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para certificar-se da informação, basta acessar aqui e conferir os cardápios preparados para os alunos do ensino fundamental, do programa Educação de Jovens e Adultos, do programa Erradicação do Trabalho Infantil, além dos cardápios das crianças menores de um ano e também daquelas maiores de um ano.

Nutricionistas

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) possui uma equipe de nutricionistas que testam receitas e orientam as compras e preparações dos gêneros alimentícios.
Eles integram a Coordenação de Alimentação Escolar e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por, entre outras finalidades, fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios.

Agricultura familiar

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Estado, como abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, milho verde, pepino, pimentão, repolho híbrido, repolho roxo e polpa de fruta. E há, ainda, a oferta de produtos orgânicos, como banana, morango, alface, cebolinha, couve, coentro e salsa.
Vale ressaltar que só permanecem nos cardápios os preparados que recebem pelo menos 85% de aprovação dos alunos - conforme resolução do FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009 -, exceto preparações que sejam constituídas por frutas ou hortaliças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário