terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alegria toma conta dos alunos para aula inaugural do Vitória Alfabetizada


Divulgação Seme
Vitória Alfabetizada dona Liolinda
Dona Liolinda faz parte da primeira turma do Programa Vitória Alfabetizada: "Nunca é tarde para a gente aprender"
A expectativa toma conta de várias famílias de Nova Palestina que, nesta quinta-feira (22), às 18 horas, vão participar da aula inaugural do Programa Vitória Alfabetizada no bairro, na Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV), situada à rua São Luís, nº 32.
Entre os alunos, está a dona Diolinda, aposentada de 76 anos que teve o sonho de ler e escrever negado pelo pai. Ele não queria que ela escrevesse cartas de amor. "Eu fui criada na roça e não tive condições de estudar. Meu pai não me deu essa chance primeiro porque achava que eu ia mandar carta para namorado, segundo porque, de acordo com ele, escola não era lugar para mulher. Mas nunca é tarde para a gente aprender", ensinou dona Diolinda.
Criado com o objetivo de garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4.000 jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos, o programa em Nova Palestina possui duas turmas, que somam 48 alunos. A aula inaugural terá a presença do prefeito Luciano Rezende.
Lançado em julho último, o Vitória Alfabetizada já possui 256 alunos cadastrados em 13 turmas, que estão distribuídas em oito bairros de Vitória: Romão (20 alunos), Forte São João (20), Nova Palestina (48), Bela Vista (20), Jardim Camburi (20), Resistência (30), Jaburu (39) e Consolação (59).
Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Aulas do Programa Vitória Alfabetizada serão dadas em igrejas e associações comunitárias
O diferencial do programa em Vitória está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Geração de Renda e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso aomicrocrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.
"Adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida. É mais provável que tenham um emprego bem remunerado ou que sejam capazes de se tornar profissionais autônomos, donos do próprio negócio, ou seja, pequenos empreendedores", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
A alfabetização é fundamental para que os direitos individuais sejam alcançados, podendo gerar tanto benefícios humanos e sociais quanto econômicos. Um adulto alfabetizado tem maior acesso a informações e conhecimentos que são importantes para formar opiniões e adotar ações com relação às principais questões sociais e políticas, como a proteção ambiental. "Eles também ficam mais aptos a utilizar novas fontes de informações e conhecimentos de forma independente e significativa", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário