quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Viagem pela Literatura apresenta a peça "A Cigarra e a Formiga" neste sábado - VITÓRIA


Divulgação Semc
A Cigarra e a Formiga
Peça "A Cigarra e a Formiga" conscientiza o público sobre a preservação do meio ambiente e da amizade
As comemorações pelos 19 anos do projeto Viagem pela Literatura prosseguirão neste sábado (17), às 14h30, no Centro Comunitário da Ilha do Príncipe, com a apresentação da peça "A Cigarra e a Formiga", clássico de Jean de La Fontainde, pelo Grupo de Teatro Campaneli. A encenação faz parte da atividade "Viver o livro ao vivo e em cores", que objetiva aproximar o livro dos participantes por meio de peças teatrais baseadas em literatura. A entrada é gratuita.
"A Cigarra e a Formiga" conta a história de uma formiga que só pensava em trabalhar e de uma cigarra que passava o dia inteiro cantarolando. "A peça, além de abordar o tema central do autor francês, conscientiza de forma bastante divertida sobre a importância da conservação do meio ambiente e da amizade", disse a coordenadora do Viagem pela Literatura, Elizete Caser Rocha.
O projeto visa contribuir para a inclusão social e a formação de cidadãos mais críticos e participativos através do incentivo à prática da leitura junto aos diversos públicos. Participam do projeto atores, escritores e contadores de histórias. O Viagem pela Literatura é desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Os 19 anos do projeto foram comemorados nesta última segunda-feira (12) com contação de histórias e sarau poético na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Ao longo desses anos, ele já alcançou um público estimado em mais de 100 mil pessoas.
Segundo a coordenadora, já estão agendados até o final do ano apresentações de peças teatrais baseadas na literatura infantil e juvenil; contação de histórias; círculos de leitura em homenagem a autores, leitura no parque, saraus poéticos e ainda as oficinas de arte. Depois de ouvirem as histórias, crianças e adolescentes, usando dobraduras de papel, criam personagens e montam suas próprias narrações, atitude que ajuda a despertar a criatividade e a imaginação.
O projeto tem ainda como suporte as caixas-estantes (biblioteca móvel) com livros de literatura infantil, juvenil, literatura geral e revistas em quadrinhos (gibis) que circulam em sistema de rodízio nos locais onde as pessoas não têm acesso a livros.
Serviço
Viagem pela Literatura – Encenação da peça "A Cigarra e a Formiga" (Grupo de Teatro Campaneli)
Onde: Centro Comunitário da Ilha do Príncipe, rua Brígida Nader, s/nº
Quando: sábado (17), às 14h30
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário