quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Agosto Azul intensifica ações de saúde para os homens em unidades da capital - VITÓRIA


Carlos Antolini
médico atende paciente no consultório dentro do caminhão da Caravana da Saúde do Homem
Paciente realiza exame e mostra a importância da atenção à saúde para os homens
Agosto é o mês dedicado à saúde dos homens. Por isso, as unidades de saúde de Vitória estão com uma programação especial voltada para esse público, que, historicamente, não tem o hábito de procurar o médico e realizar exames de rotina. Estão sendo realizadas ações educativas, atividades de lazer, intensificação de consultas e exames e rodas de conversa.
Neste sábado (17), a Unidade de Saúde de São Cristóvão estará aberta das 7 às 16 horas ofertando atendimento médico e de enfermagem, com coleta de exames para a população masculina na faixa etária entre 40 e 59 anos. Haverá também roda de conversa, na qual serão debatidos temas importantes sobre a saúde do homem, como vida saudável, hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se do Agosto Azul.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, as moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.
Somado a essa lista de agravos à saúde do homem, está o câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário