sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Seminário reúne jovens para debater sobre respeito e tolerância religiosa - VITÓRIA


Fernanda Neves Gomes
Prateleiras com estátuas de entidades religiosas
Seminário abordou o respeito às variadas vertentes religiosas Ampliar
Cerca de 120 pessoas participaram nesta quinta-feira (15) do Seminário Juventude e Religiosidade, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, na Casa do Cidadão, em Itararé. O evento reuniu diversos representantes religiosos e da juventude capixaba para discutir questões como liberdade e tolerância religiosa.
O especialista em Desenvolvimento Humano e Social da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) Lutz Rocha apresentou a enquete "Impressões sobre Religiosidade". "A enquete feita com os participantes mostrou que, apesar da diversidade religiosa representada no seminário, a maioria das religiões busca preceitos semelhantes, como amor, fé e fraternidade, por exemplo", disse Rocha.
Para a universitária Amanda de Paulo Silva, o tema deve ser mais disseminado na sociedade. "Gostei bastante das palestras, que mostraram que, apesar da diversidade religiosa existente em nossa sociedade, todos devemos respeitar mais o outro. Debates como esse são fundamentais para garantir uma cultura de paz", disse.
Quem também aprovou o seminário foi o integrante do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) Luis Inácio Silva Rocha. "Achei que as palestras trouxeram reflexões muito ricas para a juventude, pois não privilegiaram nenhuma religião específica. Pelo contrário, mostrou a diversidade tanto religiosa como da juventude, ressaltando a importância do respeito", destacou.
Quem também destacou a importância dos debates foi o representante do Conselho Municipal da Juventude Carlos Henrique Abelhão. "É fundamental essa atenção dada ao jovem, pois estamos na fase da experimentação e, muitas vezes, sentimos essa necessidade pela busca de uma religião que nos identificamos. Seja qual for a escolha de cada um, o respeito com o ser humano é essencial", disse.

Conflitos

Durante o evento, o secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Marcelo Nolasco, lembrou os inúmeros conflitos gerados em todo o mundo por causa da intolerância religiosa. "O tema é atual, mas há séculos a humanidade vem acompanhando guerras motivadas pela intolerância religiosa. Apesar de não haver conflitos desse tipo no Brasil, é muito importante que debates como esses aconteçam nos espaços públicos de forma a promover uma reflexão sobre cidadania, respeito à diversidade e tolerância religiosa".
O evento também contou com a palestra "Juventude, Religiosidade, Direitos Humanos e Estado Laico", ministrada por Valéria Melki Busin, que é mestra em Ciências da Religião (PUC/SP) e doutoranda em Psicologia Social (USP). Já a mediação do seminário ficou por conta de Morgana Boostel, secretária-executiva da Rede FALE, membro do Observatório Capixaba de Juventude e ex-conselheira nacional de Juventude (Conjuve).

Nenhum comentário:

Postar um comentário