sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMEÇA COM MISSA NESTE DOMINGO - COLATINA



16/08/2013 - “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças” é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que a Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae) realiza em parceria com as Associações Colatinense dos Deficientes Visuais (ACDV) e de Surdos (Asurcol) de domingo (18), ao dia 28 deste mês.
A abertura será domingo (18), às 9 horas, com uma missa na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Na segunda-feira, na Câmara Municipal, às 18 horas, haverá uma sessão especial sobre o evento. Na terça-feira (20), terá “Cinema na Escola” na Apae, nos turnos matutino e vespertino.
Desfile pelas ruas da cidade, com as participações das Apae´s da Região Rio Doce, Associações de Colatina e ainda de estudantes das escolas regulares, será a programação da quarta-feira (21). Uma palestra sobre o tema da Semana Nacional, em Vitória, às 9 horas, no plenário da Assembléia Legislativa, em sessão solene, acontecerá na quinta-feira.
No dia 23, sexta-feira, não terá atividade. A programação será retomada na segunda-feira (26), com atividade lúdica e recreação na Apae, nos dois turnos diurnos. Na terça-feira, terá atividades integradas com uma visita dos alunos da Escola Comum ao Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee). E encerrando o evento a Apae vai receber a visita de diversas autoridades, a partir das 8 horas, com exposição de trabalhos artesanais confeccionados pelos alunos nas aulas realizadas durante o ano letivo da entidade.
Segundo informou a Apae, a Semana Nacional é promovida anualmente há 49 anos, ou seja, 10 anos após a sua fundação em 1954. E desde então é utilizada como espaço para as muitas lutas e conquistas “na busca dos direitos das pessoas com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político no país”.
A entidade explica que “o tema remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm nestes supostos limites, a motivação para superação, o que, consequentemente vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito, em seu período de existência. O tema sugere a continuidade e a ampliação dessa característica positiva de nossos atendidos, colaboradores e dirigentes”.
E para promoverem as ações de defesa dos direitos e políticas junto aos órgãos públicos, empresas privadas e imprensa, as ampliações dos espaços utilizadas para debater as questões da deficiência, são realizadas com audiências públicas nas prefeituras e câmaras legislativas, apresentações culturais e outras formas de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário