quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Riqueza do Centro Histórico é foco de esquete de teatro na Igreja de São Gonçalo - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
Interior da Igreja São Gonçalo
Esquete de teatro será apresentado na histórica Igreja de São Gonçalo
Um dos patrimônios que compõem o Projeto Visitar, aIgreja de São Gonçalo, no Centro Histórico, receberá um esquete de teatro neste domingo (18), às 11h30.
A intenção é fortalecer ainda mais o projeto, que, desde 2006, quando foi implementado, já atraiu mais de 255 mil visitantes nos sete patrimônios monitorados. Cada um deles, ao longo do ano, também servirá de cenário às peças.
A esquete gira em torno dos atrativos turísticos do Centro Histórico e do receio dos personagens de que o patrimônio seja destruído ou substituído por grandes empresas ou indústrias. "Maria Ortiz" é uma das principais representações. Personagem de personalidade forte e determinada, a heroína capixaba defende o Centro Histórico e seus moradores.
A pequena peça deverá ter duração de 40 minutos e serão consideradas as técnicas teatrais utilizadas por profissionais experientes. Um carteiro e um gari também estarão representados.

Convite

Segundo o turismólogo do Instituto Goia e coordenador do Projeto Visitar, Luciano Andrade, quem assistir ao esquete será convidado a conhecer os atrativos do Centro Histórico. "Nossa intenção é fortalecer o sentimento positivo e de pertencimento do Centro Histórico, lugar de história e cultura riquíssimas e que merece ser bem conhecido. Vamos também distribuir folheteria específica das construções que compõem o Projeto Visitar".
Compõem o Visitar o Theatro Carlos Gomes, além da igreja São Gonçalo, a Catedral Metropolitana de Vitória, as Igrejas do Rosário, do Carmo, a Capela de Santa Luzia e Convento São Francisco.

Capela

No local onde hoje se encontra a Igreja de São Gonçalo, já havia, em 1707, uma capela que foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte, uma irmandade de homens pardos. Passados oito anos, as irmandades solicitaram permissão para construírem, no local da capela, uma igreja dedicada a São Gonçalo Garcia.
A igreja tem estilo colonial com características barrocas em sua fachada e também no altar-mor, que tem entalhes em madeira pintados a ouro. Em 06 de novembro de 1948, a Igreja de São Gonçalo Garcia foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário