terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reunião para discutir futuro da Bacia do Rio Benevente - ALFREDO CHAVES


Representantes da sociedade civil, do poder público e de usuários das águas estão convidados a participar na próxima quinta-feira (22), em Alfredo Chaves, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da primeira reunião pública do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Bacia do Rio Benevente. O evento acontece das 8h30 às 12h.

No encontro serão apresentados os resultados do diagnóstico da situação atual da bacia e do prognóstico das demandas hídricas - etapas que envolvem o levantamento e a avaliação integrada da situação da qualidade e da quantidade de suas águas e dos usos que dela são feitos.

Para a realização do diagnóstico foram desenvolvidos estudos e pesquisas de campo, com análise das águas, mapeamento dos principais usuários e dos sistemas de captação e distribuição, levantamento socioeconômico dos municípios da bacia, principais atividades desenvolvidas na região, infraestrutura sanitária disponível, uso do solo, vegetação, entre outros.

Durante a reunião pública, além de conhecer a realidade atual do Benevente, a comunidade também poderá contribuir com sugestões para o prosseguimento dos trabalhos, indicando, por exemplo, ações e intervenções necessárias para a melhoria dos recursos hídricos da bacia e ajudando a construir cenários futuros para sua utilização.

A força da participação popular
O Plano de Recursos Hídricos é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Benevente e do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA-ES). A execução está sob a responsabilidade da Lume Estratégia Ambiental, empresa de consultoria contratada por meio de licitação pública.

“É nosso desejo e nosso compromisso envolver os diversos segmentos da sociedade em todas as etapas de elaboração do PRH Benevente. A água é um recurso natural de uso compartilhado e, por consequência, alvo do interesse coletivo. Sua utilização deve ser cuidadosamente planejada, com o objetivo de garanti-la para as futuras gerações. Neste contexto, o Plano de Recursos Hídricos é o instrumento que, construído coletivamente, irá nos orientar sobre como transformar a realidade atual”, afirma o presidente do CBH, Sinval Rosa da Silva.

Segundo ele, para esta primeira reunião pública estão sendo convidados representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, sindicatos, cooperativas, ONGs, associações comunitárias, instituições deensino superior e de fomento ao turismo, empresas gestoras de saneamento, consumidores industriais e comerciais, entre outros.

As próximas etapas de elaboração do Plano são o Enquadramento (que irá definir os usos preponderantes das águas e estabelecer o nível de qualidade e quantidade de água ser alcançado ou mantido ao longo do tempo para atender às necessidades da sociedade e seus diferentes usuários) e a formatação do plano final com as ações a serem executadas para atingir os objetivos propostos. Também nestas fases serão realizadas reuniões públicas para a apresentação dos resultados dos estudos.

“A participação da sociedade é muito importante, pois iremos discutir o nosso futuro e a utilização da água, essencial em nossas vidas”, disse o prefeito Roberto Fiorin.

SOBRE A BACIA DO RIO BENEVENTE

O rio Benevente nasce no município de Alfredo Chaves, na Serra do Tamanco, distrito de São Bento de Urânia, percorre cerca de 80 km e tem sua foz no município de Anchieta, onde forma um manguezal. Saiba mais:

Localização: sul do Estado do Espírito Santo.
Área aproximada: 1.207 km².
Municípios abrangidos: Alfredo Chaves e Anchieta (totalmente); Guarapari, Iconha, Piúma e Marechal Floriano (parcialmente).
População total da bacia: 188.051 habitantes (IBGE/Censo 2010).
Principais afluentes: rios Batatal, Caco do Pote, Corindiba, Conceição, Crubixá, Grande, Iriritimirim, Joeba, Maravilha, Pongal, Salinas e São Joaquim
Vazão média: 25.104,5 litros por segundo.
Atividades econômicas predominantes: pecuária, culturas de café, banana e horticultura, turismo, lazer e pesca, entre outras.

O que é reunião pública?
A reunião pública é um encontro para o qual toda a comunidade é convidada a comparecer. Nessas reuniões normalmente há uma apresentação de abertura sobre o tema proposto e depois todos podem opinar, ouvir as opiniões dos outros participantes e participar das reflexões e debates. Trata-se de um espaço democrático onde a voz dos representantes da comunidade é ouvida e as decisões são tomadas coletivamente.

O que é bacia hidrográfica?
Todos nós vivemos em uma bacia hidrográfica, mas normalmente nos identificamos como pertencentes à região geográfica x ou y, sem saber em que bacia estamos inseridos.

A bacia hidrográfica é um conjunto de terras cujo relevo permite que as águas superficiais de um rio e seus afluentes corram para um rio principal, pela força da gravidade. É da bacia que vem a água que chega às torneiras de nossas casas. Por isso, quanto mais informações tivermos e quanto mais pudermos participar de ações e projetos que visem sua proteção e conservação, tanto melhor.
DSC_2475 [Resolução do desktop].JPGDSC_2475 [Resolução do desktop].JPG
302K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário