terça-feira, 20 de agosto de 2013

A informação é a única arma contra o dinheiro falso”, alerta perito que dará palestra no Estado


“A informação é a única arma contra o dinheiro falso”. A afirmação é do perito grafotécnico e especialista em combate a fraudes Hildebrando Magno Rebello Filho, que alertou que as novas cédulas do Real não estão livres de falsificações.
“Os golpes aumentam à medida que notas são lançadas. Por isso, a chegada ao mercado das novas cédulas da família do Real, de R$ 2 e de R$ 5, acende um sinal de alerta”, disse Rebello.
Segundo o especialista, a popularização das notas é o principal inimigo dos falsários. “É importante que o lojista confira o dinheiro que recebe e saiba identificar possíveis irregularidades. Os estelionatários são hábeis e sempre tentam enganar as pessoas de boa-fé”, avisou.
Orientações
Em palestras promovidas pelo Sicoob ES nos municípios de Marechal Floriano e Guaçuí, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), Rebello vai orientar comerciantes a detectar fraudes e documentos falsificados no momento da venda.
“Os golpes mais comuns são aqueles em que os criminosos usam cheques clonados, documentos irregulares e dinheiro falso. Vou ensinar as principais técnicas para evitar perdas em várias formas de ações fraudulentas”, informou o perito.
Perdas
Rebello frisou que as perdas por fraude normalmente são irrecuperáveis, ao contrário daquelas que resultam de inadimplência. “O Banco Central não troca o dinheiro falsificado porque isso estimularia os criminosos a produzir cada vez mais. Para não ser a próxima vítima, é fundamental que quem trabalha no comércio aprenda a reconhecer se as notas são falsas ou não”, afirmou o palestrante, que há 22 anos ministra cursos na área e tem livros publicados sobre o assunto.
O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, ressaltou que as palestras têm contribuído para reforçar a segurança no comércio. “Os falsários sempre encontram novas maneiras de burlar a segurança e de ludibriar a polícia. Então, esse ciclo de palestras é uma importante prestação de serviço à sociedade”.


Saiba mais

Palestra: Fraudes praticadas no comércio

Marechal Floriano
Data: quarta-feira (21)
Local: Salão Comunitário da Igreja Católica Sant’Ana
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 319, Centro
Horário: a partir das 19 horas

Guaçuí
Data: quinta-feira (22)
Local: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg)
Endereço: Rua Senador Atílio Vivácqua, 26, Centro
Horário: a partir das 19 horas

Palestrante
Hildebrando Magno Rebello Filho é perito judicial grafotécnico e documentoscópico. Ele é coautor dos livros: “O Entendimento da Perícia Grafotécnica e da Grafoscopia” e “Fraudes Documentais – Como Ocorrem”. O especialista realiza palestras há 22 anos junto a instituições financeiras, cartórios e associações comerciais de todo o Brasil.



Vera Caser Comunicação
3345-0082 / 3084-8138 / 9873-8756

Nenhum comentário:

Postar um comentário