sábado, 10 de agosto de 2013

Professores fazem formação com Lego para aprimorar ensino na sala de aula - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Formação com Lego
Professores aprenderam a fazer planejamento das aulas utilizando os kits e peças do Lego
André Luiz Silva Sobral
Formação com Lego
Ana Shirley disse que o brinquedo permite que os professores trabalhem diferentes disciplinas
Professores e educadores de seis unidades escolares da rede pública de Vitória estão tendo nesta sexta-feira (9) a oportunidade de participar de formação com Lego, uma atividade que visa relacionar o desenvolvimento de competências aos conteúdos disciplinares de forma prática e lúdica.
Por meio do programa, alunos e educadores têm a oportunidade de colocar em prática na sala de aula os conhecimentos específicos de cada série, tornando o processo de ensino e aprendizagem divertido, rico e significativo.
"Hoje, os professores estão aprendendo a fazer planejamento das aulas utilizando os kits e peças para que, na sala de aula, o aprendizado seja mais significativo. Dá para trabalhar geografia, história, matemática e ciências por meio dos brinquedos. Eles estão trabalhando em equipe, construindo os kits e entendendo como aplicar os conteúdos junto aos alunos", explicou a diretora pedagógica da Lego Zoom no Espírito Santo, Ana Shirley Amorim Ramos
Para quem se pergunta como peças de Lego podem auxiliar na aula de matemática, o professor José Antonio Ribeiro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider Lucas, tem a resposta: "Por meio do Lego é possível aplicar os princípios da matemática na sala de aula, sim. A prática vai destacar a concentração, paciência e raciocínio lógico dos alunos", exemplificou.
"Participei da dinâmica já desenhando na minha cabeça o planejamento até dezembro", adiantou a pedagoga Janete Roque Sobrinho, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima.
Nesta sexta (9), os participantes da formação também poderão acompanhar demonstração do material que possibilita a construção de robôs, como parte do Projeto de Robótica a ser executado em 2014.
Adequado às exigências do Ministério da Educação (MEC), o programa Lego Zoom se integra à dinâmica da sala de aula, atendendo educação infantil e ensino fundamental e médio. Participam da formação as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anacleta Schneider Lucas, Suzete Cuendet, Grande Maruípe e Ceciliano Abel de Almeida e os Centros Municipais de Educação Infantil Álvaro Fernandes Lima e Rubem Braga.
André Luiz Silva Sobral
Formação com Lego
Professor José Antonio Ribeiro disse que é possível aplicar os princípios da Matemática no Lego
André Luiz Silva Sobral
Formação com Lego
Pedagoga Janete Roque Sobrinho conseguiu fazer o seu planejamento até o final do ano com o brinquedo
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário