quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeitura tem licença e local para depositar restos de construção- ALFREDO CHAVES

Cerca de 200 toneladas de lixo são recolhidas mensalmente no município de Alfredo Chaves, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Além desse volume, uma grande quantidade, aproximadamente 600 viagens de caminhão caçamba de entulhos também são recolhidos pela municipalidade. E esses restos de construção civil vêm crescendo em ritmo acelerado no município, devido a valorização dos terrenos nos últimos anos.
Apesar de não ser competência da prefeitura, a municipalidade absorve esse trabalho por não existir nenhuma empresa particular que ofereça esse tipo de serviço. Mas, pela Lei 12.305/2010, o município poderá realizar esse trabalho somente até 02 de agosto de 2014, data limite também para o início da coleta seletiva nas cidades.
Mesmo não sendo competência da prefeitura, há licença para transporte e para disposição final desses resíduos (Licença Simplificada nº 686/2010), emitida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema-ES). O local para disposição final deste material fica próximo ao parque de exposições Reginaldo Roque Giori. De acordo com o secretário da pasta, Ronivaldo Gaigher Natali, o local para destinação dos entulhos foi escolhido e licenciado pelos técnicos do Iema. “Cabe ao município tomar alguns cuidados e estamos monitorando constantemente, como o cercamento da área e plantio de árvores nativas ao redor”, disse Ronivaldo, lembrando ainda que existe um servidor realizando diariamente a triagem de outros produtos, que por ventura, acabam sendo jogados juntos aos restos de construção. Esse material é colocado em latões e recolhido pela caminhão compactor, que realiza a coleta diária da cidade.
Para reduzir o volume de dejetos no local, mensalmente um trator de esteiras realiza a compactação dos resíduos, mas Natali lembra que a vida útil do local foi comprometida em consequência dos estragos causados com a enchente no final de 2012, recebendo mais de três mil caçambas de material retirados das ruas.
Já o lixo urbano (domiciliar) é recolhido todos os dias, exceto aos domingos, e transportado até o aterro sanitário, devidamente licenciado, na Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha (CTRVV).
Mudança de hábitos
“Pedimos que a população não coloque lixo nas ruas depois que o caminhão passar, retire o lixo de casa alguns minutos antes do caminhão coletor passar. Assim iremos evitar que as nossas calçadas e ruas fiquem sujas, com lixeiras transbordando”, solicita o secretário.
Uma medida que a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos irá adotar será o recolhimento agendado de entulho e restos de podas retirados dos quintais. “Muitas vezes as pessoas realizam a limpeza do quintal na sexta-feira à tarde e coloca o lixo na calçada e não ficamos sabemos disso, ai temos calçadas interditadas e uma visão feia para turistas e visitantes”, alerta Ronivaldo.  
Casas populares
Há algumas confusões em relação a possível construção de casas populares próximo ao parque de exposição. A prefeitura vem elaborando um projeto e não está medindo esforços para garantir junto ao Estado a construção de cerca de 50 casas. O local para a edificação dessas moradias é distinto ao espaço destinado a disposição final dos restos de construção. As casas populares serão construídas onde hoje funciona a pista de motocross, lado oposto onde vem sendo erguida as novas baias do Clube do Cavalo.


Dirceu de Soza Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
àrea de entulhos.jpgàrea de entulhos.jpg
98K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário