terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prefeitura atualiza cadastro dos usuários da saúde - VILA VELHA


Texto: Emerson Cabral / Foto: Semcom

Unidade de Saúde do Ibes - Imagem: Fabianne Azevedo
O setor de Informatização da Secretaria de Saúde de Vila Velha está realizando um trabalho em todas as Unidades de Saúde do município no sentido de atualizar o cadastro dos usuários que já foram atendidos e realizar o cadastramento correto daqueles que chegam pela primeira vez nas unidades.
Para isso, tem investido numa campanha interna entre os servidores que fazem o acolhimento dos pacientes a fim de orientá-los sobre os documentos necessários para o preenchimento dos cadastros. Um cadastro organizado e completo é o primeiro passo para o processo de informatização de todos os procedimentos da saúde, conforme explicou a coordenadora do setor, Rita de Cassia de Souza Werneck. “O cadastro de nossos usuários é a base da informatização. Sem ele é praticamente impossível acompanhar esses usuários e registrar todo o seu histórico na rede pública de saúde”, disse a coordenadora.
Na hora de procurar ajuda médica muitos pacientes se esquecem de levar os documentos necessários para que o cadastro seja realizado e o atendimento seja adequado.  A Secretaria precisa ter as informações corretas dos usuários do SUS em seu sistema informatizado para poder repassá-las ao Ministério da Saúde de acordo com as exigências deste órgão.
Conforme a Portaria 257, de 12 de março de 2013 do Ministério da Saúde, o cadastro do usuário do SUS, obrigatoriamente, precisa ter os seguintes campos preenchidos: nome completo do usuário, data de nascimento, nome da mãe, raça/cor, nacionalidade, endereço completo (tipo de logradouro, número, complemento, bairro, CEP), telefones de contato sempre atualizado e Cartão Nacional de Saúde.
Ainda de acordo com a Rita de Cassia, para cadastrar um usuário do SUS no sistema informatizado da SEMSA é preciso que ele apresente, em caso de pessoa adulta, um documento de identificação oficial com foto. Em caso de crianças, a certidão de nascimento. Em todos os casos também é preciso levar comprovante de residência e o Cartão Nacional de Saúde.
“Quando o cadastro do usuário já existir no sistema, um documento de identificação com foto e o Cartão Nacional de Saúde deverão ser apresentados para qualquer tipo atendimento na Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento. Outro alerta importante para o usuário do SUS é sobre a necessidade de manter seus dados sempre atualizados, pois dessa forma a unidade de saúde poderá contatá-lo para informá-lo, por exemplo, sobre agendamentos ou cancelamentos de consultas e exames”, reforçou a coordenadora da informatização.

Mais verba para a saúde

Outro fator importante que precisa ser observado na necessidade de manter um cadastro atualizado é o fato de que, caso as informações sejam enviadas de forma incorreta para o Ministério da Saúde, o município não recebe pelo respectivo procedimento executado.  “O Ministério da Saúde exige informações dos pacientes que são atendidos em nossas unidades de saúde. Sem essas informações o Ministério não paga. Recebendo menos recursos, o município tem menos capacidade de atender adequadamente à demanda crescente pelos serviços de saúde”, explicou Rita de Cassia.

Confira abaixo os documentos necessários para atendimento nas Unidades de Saúde:

SE VOCÊ JÁ ESTÁ CADASTRADO E PRECISA DE ATENDIMENTO, APRESENTE:
De 0 a 18 anos
Cartão Nacional de Saúde
Comprovante de residência
Certidão de nascimento

A partir de 18 anos
Cartão Nacional de Saúde
Comprovante de residência
Documento de identificação oficial com foto

Se o cidadão ainda não está cadastrado no sistema informatizado da Prefeitura, apresente:
De 0 a 18 anos
Cartão Nacional de Saúde
Certidão de nascimento

A partir de 18 anos
Cartão Nacional de Saúde
Documento de identificação oficial com foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário