domingo, 18 de agosto de 2013

Prefeitura anuncia novas ciclovias e ações para estimular o uso de bicicletas - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Pavimentação da Ciclovia
Homens trabalham para realizar o serviço de pavimentação da ciclovia da Beira-Mar
Diego Alves
Pintura faixa Antiderrapante em ciclovia
Projeto prevê interligação da ciclovia de Camburi à da Praça dos Namorados
Compartilhamento de bicicletas, implantação de paraciclos e realização de campanhas educativas são algumas das ações que a Prefeitura de Vitória vai realizar para promover o uso desse veículo como meio de transporte na cidade. A administração municipal já está implantando ciclovias e ciclofaixas para estimular o modal sustentável, melhorar a mobilidade urbana e incentivar a prática de exercícios físicos entre a população.
"Os ciclistas podem ficar absolutamente tranquilos, porque Vitória ganhará melhorias e ampliação no plano cicloviário. A primeira obra desta administração foi a recuperação física da ciclovia da rodovia  Serafim Derenzi, a mais perigosa e deteriorada da cidade. Na segunda etapa, vamos seguir com o plano cicloviário, que será finalizado até 2016", disse o prefeito Luciano Rezende.

Interligação

Prioridade da administração municipal, a Prefeitura vai começar interligando ciclovias existentes. Nesta segunda-feira (19), terão início as obras de implantação da ciclovia no interior de Jardim Camburi, na avenida Munir Hilal. Serão 600 metros de via exclusiva para ciclistas, ligando a avenida Dante Michelini até a rua Otaviano de Carvalho. Há estudo para implantação de ciclovia também da Otaviano de Carvalho até a altura do Colégio Salesiano.
Ainda neste mês, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) entrega a nova ciclovia da rodovia Serafim Ferenzi, mais ampla, segura e livre de obstáculos ao longo de nove quilômetros. A ciclovia, que se inicia na Vila Rubim, na altura da empresa Flexibras, será interligada ao calçadão da avenida Beira-Mar. O município vai criar a ciclovia, de 825 metros, ao longo do Porto de Vitória, no Centro.
Está em estudo na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) a interligação da ciclovia da orla de Camburi à da Praça dos Namorados. Somente este trecho possibilitará o percurso seguro dos ciclistas desde o Horto Mercado, na Praia do Suá, até Jardim Camburi. Técnicos também estudam a criação de uma ciclovia ao longo da Avenida Rio Branco, ligando a Ponte Ayrton Senna à avenida Leitão da Silva.
Outros 2.800 metros serão criados na avenida Leitão da Silva com as obras do Programa de Mobilidade Urbana. E, para possibilitar a utilização da bicicleta tanto para o lazer quanto para o trabalho, a Prefeitura vai criar uma faixa exclusiva para ciclistas aos domingos ligando o Tancredão a Jardim Camburi.
André Luiz Silva Sobral
Pintura de Faixas em Jardim Camburi
Bairro Jardim Camburi também será contemplado com ciclovias
Secretaria de Obras
Ponte Ayrton Senna é reformada
Ciclovia na avenida Rio Branco vai ligar a Ponte Ayrton Senna à Leitão da Silva

Inovação

Está pronto para ser licitado o projeto de compartilhamento de bicicletas. Por esse projeto, serão adquiridas, inicialmente, 250 bicicletas, que serão distribuídas em 25 pontos estratégicos da cidade. Os ciclistas vão retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la no mesmo local de origem ou em outra estação. Essa solução já foi implantada em algumas capitais do Brasil e facilita o deslocamento das pessoas nos centros urbanos em pequenos percursos.
Os ciclistas também contarão com paraciclos - suportes onde as bicicletas são presas -, que serão distribuídos pela cidade e em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas, parques e prédios administrativos da própria Prefeitura. Técnicos da Sedec e da Setran estão definindo o formato dos equipamentos e locais de instalação.
Para promover o respeito entre pedestres, ciclistas e motoristas, será lançada uma campanha educativa na Semana Municipal do Ciclista, em setembro. Serão veiculadas mensagens sobre o uso correto das ciclovias, equipamentos de segurança e dicas para o compartilhamento das vias públicas com segurança, por meio de veículos de comunicação e também de abordagens a moradores.

Raio X das ciclovias

Vitória tem 29 km de ciclovias implantadas. O município desenvolve um plano ligando os principais corredores da cidade, que é o anel cicloviário.
Números
  • 29 km de ciclovias implantadas
  • 16 km de ciclovias em projeto
  • 29 km de tratamento cicloviário a definir (vias que vão receber o equipamento, mas que ainda não foi definida a modalidade ciclovia-ciclofaixa)
  • 20,8 km de vias com potencial de implantação
  • Viagens em Vitória de bicicleta: 22.835/dia. Motivo principal das viagens: trabalho e estudo
Principais vias/locais com ciclovia/ciclofaixa
  • Avenida Serafim Derenzi
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
  • Avenida Américo Buaiz
  • Enseada do Suá
  • Ponte Ayrton Senna
  • Avenida Dante Michelini
  • Avenida Norte Sul
  • Avenida Fernando Ferrari
  • Avenida Professor Duarte Rabelo
  • Calçadão da Beira-Mar

Compartilhamento

O Código de Trânsito Brasileiro diz, no artigo 59, que a Prefeitura pode permitir a circulação de bicicletas nos passeios. No entanto, em caso de ausência da ciclovia/ciclofaixa, as vias urbanas e nas rurais podem ser usadas pelos ciclistas, desde que eles circulem nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Elizabeth Nader
Avenida Leitão da Silva
Programa de Mobilidade Urbana prevê implantação de uma ciclovia na Leitão da Silva
Tadeu Bianconi
Pessoas Caminhando e Andando de Bicicleta na Orla de Maria Ortiz
Projetos visam estimular os moradores a usar as bicicletas na capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário