segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Píer da Ilha das Caieiras recebe mais uma reforma emergencial - VITÓRIA


Semob GR2
Prefeitura de Vitória faz reforma emergencial no pier da Ilha das Caieiras
Funcionários da Secretaria de Obras realizam trabalhos no píer da Ilha das Caieiras
Foi iniciada neste domingo (4) mais uma reforma emergencial no píer da Ilha das Caieiras. Essa é a segunda intervenção deste ano no local para garantir a segurança dos moradores e visitantes sem a necessidade de grandes investimentos, pois existe um projeto sendo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade que prevê a remodelação completa do píer e do atracadouro, cujas estruturas estão com tempo de vida útil ultrapassada.
Quando o projeto for concluído, a Prefeitura de Vitória fará o orçamento e abrirá licitação para a construção das novas estruturas. A primeira reforma deste ano, realizada em março, reparou as madeiras soltas do deck para o grande fluxo de turistas no período da Semana Santa. Na oportunidade, o atracadouro também foi recuperado, pois os tubulões que mantinham a estrutura flutuando estavam danificados. Análise dos engenheiros da Secretaria de Obras constatou que as atuais estruturas construídas sobre o mangue não suportam uma grande reforma.
O bairro alia paisagens naturais belíssimas e a tradição da deliciosa gastronomia local. São suculentas moquecas de peixe, siri, sururu, mariscos e a casquinha de siri, que, ali, tem sabor especial. O cenário é outro grande atrativo. O bairro tem um rico ecossistema. Seu grande manguezal surpreende pelo tamanho e riqueza de espécies que têm no habitat seu abrigo. São comuns os rasantes das aves típicas. As habitações são simples e diversificadas.
Ao longo do calçadão, pequenos restaurantes usam a criatividade e o tempero para atrair a atenção dos visitantes. Os restaurantes são a ponta de uma rede que gera trabalho e renda para pescadores, desfiadeiras de siris, catadores de caranguejos e proprietários e funcionários de bares e restaurantes, que se beneficiam diretamente da movimentação turística.
Para manter essa movimentação turística, a Prefeitura de Vitória está concluindo o projeto de completa remodelação do píer, ampliando inclusive o atracadouro de barcos de pesca, escunas e lanchas de visitantes. Recentemente, a orla da Ilha das Caieiras foi urbanizada, ganhando deck, calçadão, quadra de esportes e até uma academia a céu aberto, no conjunto arquitetônico conhecido como praça Dom João Batista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário