terça-feira, 27 de agosto de 2013

Parceria vai contribuir para o desenvolvimento sustentável de Xai-Xai - VITÓRIA


Foto Internet
ruas da cidade de xai-xai, em moçambique
Parceria visar levar desenvolvimento à cidade de Xai-Xai, em Moçambique
A visita de uma comitiva de Xai-Xai ao prefeito Luciano Rezende acontece dois meses após a segunda ida de representantes da Prefeitura de Vitória àquela cidade para troca de experiências na área de desenvolvimento.
Há sete meses, o Programa Terra Mais Igual desenvolve lá o projeto "Colaborando com a Construção da Cidade de Sonho", que leva tecnologia social para a cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, em Moçambique, na África. A primeira viagem dos capixabas ao local foi em abril de 2013 e a parceria vai durar até o final do ano.
O trabalho é feito por meio de uma missão que desenvolve o projeto da administração municipal e consiste no levantamento dos problemas da cidade africana pela visão técnica. Tudo é feito com base em pesquisas, tendo como objetivo final chegar a projetos e à construção de um plano de desenvolvimento local.
Os focos de atuação da Prefeitura de Vitória são as experiências em tecnologia social desenvolvidas no município pelo Programa Terra Mais Igual. Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa trazendo experiências nas áreas da agricultura familiar, sustentabilidade, empreendedorismo, organização social e regionalização.

Projeto

O projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Incaper, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A seleção ocorreu por meio do Programa de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, uma iniciativa do Governo Federal para incrementar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre estados e municípios brasileiros e países parceiros, com ênfase na América Latina, Caribe, África, Ásia e BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O projeto foi aprovado numa seleção do Governo Federal e elaborado para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade de Xai-Xai e também com o planejamento participativo. Ele também permite a gestão integrada das áreas urbanas e periurbanas, a fim de aumentar as competências das capacidades da governança local, dos produtores, das organizações e das instituições de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário