segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina de fotografia desperta olhar das crianças sobre a Ilha das Caieiras - VITÓIRA


Thais Carletti
Menina fotografando um barco
Crianças puderam colocar em prática o que aprenderam na oficina e fizeram várias fotografias das belezas da Ilha das Caieiras
Thais Carletti
Crianças e fotógrafas dentro de um barco em um píer
Crianças da comunidade conheceram um pouco mais as belezas da Ilha das Caieiras com os fotógrafos
Os moradores da Ilha das Caieiras tiveram um sábado (24) especial e diferente. Crianças participaram da oficina de fotografia oferecida pelo grupo Coletivo Monóculo e aprenderam um pouco mais sobre a arte. Eles aproveitaram as aulas para registrar e guardar belas imagens das belezas naturais e culturais da região.
O grupo reuniu os pequenos para ensinar as técnicas da fotografia e estimulá-los a valorizar a riqueza do bairro. A aula teve início na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues. Após as aulas, serão confeccionados quebra-cabeças com as fotos produzidas pelos participantes. As câmeras utilizadas no curso ainda serão sorteadas entre os participantes.
A fotógrafa Leane Barros disse que os alunos descobriram a Ilha das Caieiras sob "novos olhares". "As crianças se mostraram receptivas e interessadas. Ao sairmos com elas para fotografar na parte da tarde as pautas que elas mesmas sugeriram, pude ver o entusiasmo delas redescobrindo a Ilha das Caieiras sob novos olhares. Elas vinham sempre mostrar o que estavam fazendo e, às vezes, citavam coisas que haviam aprendido na parte teórica pela manhã, como cor, composição e temas".
O grupo ainda vai realizar mais dois encontros com as crianças. Neste sábado (31), haverá nova captação de imagens. No dia 14 de setembro, haverá uma conversa sobre os resultados da oficina e ainda acontecerão a entrega dos quebra-cabeças para os participantes e o sorteio das câmeras.
A oficina faz parte da programação da exposição "Caieiras de Cantos e Encantos", que acontece no Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio, popularmente chamado de Museu do Pescador, até o dia 22 de setembro. Moradores da região e de outras partes da capital podem visitar a exposição até o dia 22 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 16 horas.
O Coletivo Monóculo, que é um projeto do curso de Fotografia da Universidade de Vila Velha (UVV), é formado por 10 fotógrafos e conta com a orientação da analista em Comunicação da Prefeitura de Vitória Elizabeth Nader. O projeto foi contemplado no edital de Ocupação de Espaços Culturais de Vitória 2013.
Thais Carletti
Mulher fotografando um barco
Oficina faz parte da programação da exposição "Caieiras de Cantos e Encantos"
Thais Carletti
Professores explicando fotografia para crianças em sala de aula
Alunos tiveram uma aula teórica com os profissionais na Emef Eliane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário