sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Moradores pedem aprofundamento dos debates sobre Praça do Cauê - VITÓRIA


Yuri Barichivich
AGOSTO 21_ REUNIÃO PRAÇA DO CAUE
Moradora Ronilse Matos reside em frente à Praça do Cauê e aprova o projeto de intervenção no local
AGOSTO 21_ REUNIÃO PRAÇA DO CAUE
Moradores puderam aproveitar a reunião para sanar dúvidas e fazer questionamentos ao projeto
As opiniões dos moradores se dividiram a respeito das mudanças sugeridas para o projeto de reurbanização da Praça do Cauê e entorno, na Praia de Santa Helena. No desdobramento do Gabinete Itinerante da Praia do Canto, inúmeras pessoas saíram do conforto de suas casas na noite desta quarta-feira (21) para prestigiar a reunião entre as equipes da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado, realizada na Escola Estadual Professor Duarte Rabelo.
Os presentes puderam manifestar suas opiniões. Entre outras obras, esta é necessária para implantação do sistema de corredores exclusivos para os ônibus (BRT). Os moradores contrários ao projeto foram os primeiros a manifestar suas insatisfações, alegando que é preciso mais aprofundamento nos debates. Para a maioria, a preocupação é com o aumento do barulho causado pelo trânsito intenso na região.
Segundo Maria do Carmo Paz, 66 anos, sendo 35 como moradora do Edifício Cauê, "não se pode dar prioridade para carro". "Isso aqui é um patrimônio, faz parte da nossa história, aqui criamos nossos filhos e netos. Voto pela permanência da praça e defendo isso, pois a comunidade vai sofrer com o impacto das obras". 
No entanto, a moradora Ronilse Matos Coelho, 70 anos, que reside há 40 no Edifício Mahie, está contando os dias para ver a mudança começar. "Moro em frente à Praça do Cauê e estou sonhando com isso. Quando vim morar aqui, achava esse lugar um cemitério. Hoje defendo essa mudança porque acho que vai fluir melhor o trânsito sem ônibus por aqui. Vai acabar a poeira nos apartamentos. Será bom ter mais brinquedos para as crianças na praça". 
A proposta, apresentada pelas secretarias municipais de Gestão Estratégica (Seges) e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), amplia a Praça do Cauê em mais 1.000 metros quadrados e inclui a construção de uma passagem subterrânea para pedestres e um novo projeto de urbanismo, permitindo a ligação da Reta da Penha à praça do pedágio da Terceira Ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário